decoração

Saiba como decorar seu apartamento com uma planta

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/01/2017 às 11:00

As plantas são ótimas alternativas para ajudar na decoração da casa. Mas para algumas pessoas, isso por se tornar um desafio, porque cada planta necessita de um cuidado especial. Algumas pedem mais água, outras já necessitam de um lugar ensolarado. E quando falamos de lugares fechados, os cuidados são ainda maiores. A arquiteta Renata Lima separou quatro plantas que se adapatam super bem em ambientes pequenos, como apartamentos e escritórios. "Algumas plantas pedem água apenas uma vez na semana. Outras, se adaptam a ambientes pequenos, com pouca luz. Mesmo com algumas limitações de espaço e ventilação, é possível dar ao ambiente a vida que a planta proporciona", afima a arquiteta.

Palmeira-rálfia

A palmeira-ráfia leva uma inspiração tropical e oriental para a decoração do local. Fica ótima em salas de estar e deve ser cultivada à meia-sombra, além de que precisa ser regada semanalmente. Em vasos, pode atingir altura máxima de 2 metros. Cresce em pouca luminosidade e se adapta bem em ambientes com ar-condicionado, podendo ser uma ótima alternativa para dar mais vitalidade aos ambientes comerciais e salas coorporativas.

-Reprodução/TV Jornal

Espada de São Jorge

Famosa por espantar mau-olhado, pode ser cultivada à meia-sombra e não necessita de regar frequentemente. É uma ótima planta para se ter em casa, porque além da facilidade do seu cultivo e manutenção, também age como purificadora do ar, sendo bastante indicada para áreas pequenas, como halls de apartamentos e escritórios. As folhas normalmente apresentam cor verde, com manchas em verde escuro e amarelo podendo em certas ocasiões produzir pequenas flores em tom branco amarelado. Por não crescerem muito mais que um metro, se alocam bem em ambientes com espaço restrito.

-Reprodução/TV Jornal

Bromélias

Esta com certeza está entre as melhores plantas para decoração de apartamento. De uma beleza exuberante, esta planta irá deixar o seu escritório ou a sala de casa com um ar mais elegante e requintado. É adequada para ambientes internos, pois necessita de luz indireta, já que a luz direta pode queimar as suas folhas. Deve ser regada a cada dois dias, fazendo sempre a limpeza do centro onde acumula água, para evitar proliferação de mosquitos, principalmente o da dengue.


bromelia

Mini cactos e leguminosas

Um clássico da decoração para ambientes fechados e pequenos, o mini cacto tem todas as vantagens de uma planta que raramente precisa de água. Diferente de outras plantas de sua família, o mini cacto não precisa de muito sol. E é importante sempre se lembrar de checar a terra. Se ela estiver seca, deve ser regada para umedecê-la, o que geralmente pode acontecer uma vez por semana. Cuidado também com os espinhos da planta ao manuseá-la, eles podem machucar.

cactos