Vacinação

Saiba as mudanças no calendário de vacinação para crianças e adultos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 17/01/2017 às 14:38

-Reprodução/TV Jornal

Já estão em vigor as mudanças no calendário de vacinação anunciadas pelo Ministério da Saúde para o ano de 2017. Foram feitas quatro alterações nas vacinas contra o HPV, a meningite tipo C, a tríplice viral e a vacina DTPA para gestantes.

A primeira novidade é a inclusão de meninos de 12 e 13 anos no público alvo da vacina contra o HPV. Até o ano passado, apenas as meninas de 9 a 14 anos eram imunizadas contra o vírus que causa câncer de colo do útero, pênis e ânus. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabete Azoubel, até 2020 o universo de vacinados deve chegar aos meninos de 9 anos.

A segunda alteração é a vacinação de crianças de 12 e 13 anos contra a meningite tipo C, que só foi incluída no calendário do SUS em 2010.

Adultos de até 29 anos entraram no público alvo da tríplice viral, que combate caxumba, rubéola e sarampo. A mudança foi motivada pelo crescimento do número de casos de caxumba. Só no Recife, foram 551 ocorrências, muitas delas em adultos. Antes, a vacina só era indicada para crianças a partir de um ano a jovens de 19 anos.

A última mudança diz respeito às gestantes. Antes, elas eram orientadas a tomar a vacina DTPA (difteria, tétano e coqueluche) na vigésima sétima semana de gravidez. A partir de agora, elas já podem procurar os postos de saúde a partir da vigésima semana.

A coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabete Azoubel, respondeu perguntas feitas por internautas. Confira o vídeo abaixo.