Plantas

Ervas para tempero: aprenda a fazer uma horta em casa

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 28/01/2017 às 11:00

A Agrojardim fica no bairro do Cordeiro-Reprodução/TV Jornal

Manjericão, hortelã, tomilho, ervaoce-d. Produtos até bem pouco tempo consumidos apenas em feiras e supermercados, agora fazem parte das plantas criadas em casas ou apartamentos. O cultivo de ervas aromáticas é cada vez mais comum, e se você quer que essas plantas cresçam e tenham vida longa, é preciso estar atento a alguns cuidados.

Segundo o agrônomo Rogério Botelho, as ervas aromáticas são facilmente adaptáveis às residências, mas algumas plantas precisam ser regadas diariamente e receber pelo menos 3 horas de sol diário. “À medida que as plantas vão crescendo, também é preciso mudar de jarro, para dar mais espaço para a planta”, explica o agrônomo. O especialista também lembra que algumas pessoas costumam colocar as plantas na cozinha e sem sol suficiente, o que pode levar à morte delas.

Outro cuidado diz respeito à quantidade de água colocada na planta. “É bom ter cuidado para molhar o solo e não a folhagem. A água nas folhagens pode criar fungos, que terminam contaminando as ervas. O ideal é borrifar um pouco de água uma vez por semana”, afirma o agrônomo.

Proprietário da Agrojardim , empresa de jardinagem que está no mercado há 20 anos, Rogério Botelho afirma que o consumo de ervas aromáticas cresceu cerca de 30% nos últimos anos. “Todos querem ervas frescas que possam ir do jarro ao prato. É mais saudável. As pessoas também estão conhecendo melhor as ervas e incorporando mais sabor às receitas”, afirma.

Além das ervas aromáticas, a Agrojardim trabalha com pelo menos 30 espécies de plantas diferentes. São flores, plantas verdes, para decoração interna e de jardinagem. Entre as mais vendidas estão a sunpatiens, a petúnia e a cravina. Entre as ervas estão o manjericão, o alecrim e a pimenta.

Plantas necessitam de cuidados especiais

Manjericão

Esta erva necessita de sol diário e ser regada frequentemente, mas em poucas quantidades. Temperatura mínima de 18 graus.

Tomilho e alecrim

O tomilho e o alecrim merecem cuidados bem parecidos. Devem ser regados quando o solo estiver seco e se adaptam à falta de água prolongada. O tomilho e o alecrim gostam de sol e climas temperados. Em clima frio, podem ser cultivados em ambientes internos.

Hortelã

A hortelã deve ser criada sozinha porque ela é extremamente invasiva, espalhando as suas raízes por todo o solo circundante. Ofereça muita água e sol para manter sua planta se desenvolvendo bem.

Coentro

O coentro pode ser cultivado em uma ampla variedade de climas, embora não suporte temperaturas baixas. Ele pode ser cultivado em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. No entanto, ervas que crescem em pleno sol geralmente têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido quando a planta é jovem, sem que o solo permaneça encharcado. Quando a planta atingir um bom desenvolvimento, as regas devem ser mais espaçadas, permitindo que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.

Veja como ter uma hora em casa

Jornalista investe na pintura de jarros personalizados

O “desestressar” com prazer virou negócio para a jornalista Hercília Galindo, que hoje tem uma empresa de jardinagem junto com o irmão Valdeyr Galindo. Eles aliaram o gosto dela pela pintura, com a experiência em jardinagem dele, e criaram a Xêro Bom, uma empresa que investe na decoração de jarros e jardins verticais comercializados com as plantas.

“Entre as opções temos vários tipos de flores - com destaques para as rosas do deserto, além das ervas aromáticas como manjericão, manjerona, menta, hortelã, alecrim, tomilho, pimenta, arruda e macaçá", esta última incrível e pouco conhecida, conta Hercília. As peças variam de trios de vasinhos com as mudinhas escolhidas pelo cliente a peças maiores, como jardins verticais completos, que incluem cinco vasos, as mudas e a pintura.

Eles também apostam na exculsividade para atrair os clientes. "Os interessados podem escolher o tema e a cor desejada. Nenhuma peça é igual à outra", afirma Hercília. A empresa também já pensa em expandir. "Já começamos a produzir fontes de água pra mesa e vamos produzir também sachês e travesseiros aromáticos", conta Hercília.

Na Xêro Bom o cliente escolhe o tema para ser pintado no vaso-Reprodução/TV Jornal

Serviço:

Xêro Bom

Facebook: Xêro Bom

Instagram: instagram.com/xerobomhortaemcasa

E-mail: [email protected]

Telefone: 9.9218.4348

Agro Jardim

Rua Desembargador Virgílio de Sá Pereira, 98, Cordeiro

Telefone : 3465.3292 / 9.9282.2229

Facebook : Agrojardim

email: [email protected]