Transposição do São Francisco

Vazamento em reservatório foi contido, diz Ministério da Integração

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/03/2017 às 18:17

-Divulgação / Prefeitura de Sertânia

O Ministério da Integração Nacional (MI) veio a público neste sábado (4) prestar esclarecimentos sobre o vazamento do Reservatório Barreiro, registrado na noite dessa sexta-feira (3), em Sertânia, no Sertão pernambucano. De acordo com o órgão, o vazamento foi totalmente contido na madrugada, depois de os técnicos das empresas responsáveis pela estrutura - que fica localizada entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco - trabalharem durante toda a noite passada.

Apesar de as obras do reservatório Barreiro terem sido finalizadas em setembro de 2015, o início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. Ou seja, a estrutura estava em pleno funcionamento somente há cerca de quatro dias quando começou a vazar água. No entanto, as avaliações técnicas realizadas não apontaram risco estrutural ao reservatório. De acordo com o MI, as causas do vazamento ainda não forma identificadas, mas os técnicos continuam na área monitorando e fazendo análises.

Confira abaixo o vídeo do vazamento do reservatório, bastante repercutido nas redes sociais:

Moradores do entorno

Após a identificação do vazamento, técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto foram pessoalmente alertar os moradores de comunidades no entorno sobre as medidas de segurança. De forma preventiva, as equipes ofereceram a remoção de cerca de 60 famílias de 10 comunidades para áreas seguras. Como as casas não foram afetadas, apenas uma família foi removida, mas já retornou ao local.

Estiveram disponíveis para abrigar temporariamente as famílias um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e o canteiro de obras do Projeto São Francisco, todos na comunidade Rio da Barra. Além do alojamento, foram disponibilizados kits de ajuda emergencial contendo colchonetes, material de higiene e mantimentos, dentre outros itens. Ainda conforme o MI, todas as famílias continuam recebendo apoio por parte da empresa responsável pela obra do Projeto naquele trecho. O órgão assegurou que não poupará esforços para garantir a segurança dos moradores na região afetada.