Carnaval 2017

Camburão da Alegria arrasta milhares de foliões para as ruas de Olinda

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/03/2017 às 14:07

-Reprodução/TV Jornal

O Camburão da Alegria, que há 25 anos encerra o Carnaval pernambucano, desfilou pela primeira vez pelas ruas de Olinda, no Grande Recife, no final da manhã deste domingo (5). A saída do bloco, que começou por volta das 11h, atraiu milhares de foliões.

O Camburão da Alegria é organizado pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O tema desta edição é "Olinda Quero Cantar" e os homenageados foram o prefeito Professor Lupércio Nascimento e o artista plástico Silvio Botelho, criador de bonecos gigantes.

A novidade do trajeto foi definido em um acordo assinado por representantes do município e da PM. O itinerário foi o mesmo das Virgens do Bairro Novo, com concentração do Camburão da Alegria na Praça 12 de Março.

Entre as atrações, a Orquestra de Frevo da Polícia Militar, Valter de Afogados, Paulo Pecado, Banda Luará, Marquinhos Balada e João do Morro.

O bloco

O Camburão foi criado em 1992 por policiais e bombeiros que, de plantão nos dias de folia, não podiam brincar na festa oficial. Nos primeiros anos, o desfile acontecia na orla de Boa Viagem, Zona Sul. E aos poucos, se fixou no calendário para encerrar a folia do Recife.

Em 2014, saiu da Avenida Boa Viagem, berço de micaretas já extintas como Recifolia e Bloco da Parceria, para a Avenida Dantas Barreto, seguindo o trajeto do Galo da Madrugada. Na edição de 2016, que viria ser a despedida do Recife, homenageou o cantor Getúlio Cavalcanti e levou seis trios elétricos para o Corredor da Folia.

Em janeiro, a Prefeitura do Recife anunciou que a volta a Boa Viagem, como os organizadores desejavam, seria impossível porque a avenida está restrita a quatro eventos anuais: réveillon, Parada da Diversidade, Marcha para Jesus e Marcha em Defesa da Vida.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, o presidente do Camburão da Alegria, Coronel José Almeida, contou que os organizadores já planejavam desativar o bloco quando aconteceu o convite para desfilar em Olinda. "Somos gratos, porque hoje o Camburão não é apenas de policiais. Ele foi abraçado pela sociedade e é do povão".