Ampliação

Metrô anuncia vagão rosa em todos os trens do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/03/2017 às 10:42

-Reprodução/TV Jornal

A partir do mês de abril, as 224 mil mulheres passam pelo metrô do Recife vão poder contar com o vagão rosa em todos os trens. Isso representa 56% do total de passageiros que usam o sistema diariamente. E não é raro um depoimento de que elas foram assediadas dentro dos trens. Isso já aconteceu com a auxiliar administrativa, Eva da Silva, que já foi vítima de um homem que se aproveitava do aperto dentro dos trens. "É horrível! A gente fica arrasada na hora. Eu não acreditava", desabafou.

O vagão rosa foi criado em janeiro desse ano pra combater isso. Desde então, uma composição foi identificada com adesivos e passou a ser monitorada para que apenas mulheres a usassem nos horários de pico, das seis às oito e meia da manhã, e das cinco e meia da tarde às sete e meia da noite.

Quem já usou o vagão especial, aprovou. "É ótimo porque a gente tem nosso espaço, nossa privacidade e se sente mais segura", disse a vendedora Rosinete Batista. Os homens também aprovam, mas muitos deles acham que o respeito tem que existir em todos os vagões. "Tem que estar em todo lugar. Tem que respeitar e pronto e não é somente num trem", comentou o motorista José Márcio da Silva.

A partir de hoje, um segundo vagão rosa começou a funcionar e junto com ele veio a notícia: todos os 40 trens do metrô do Recife vão ter o espaço exclusivo para as mulheres. A informação divulgada neste dia das mulheres foi bem recebida por quem usava o vagão rosa na manhã desta quarta-feira (08). "É uma notícia maravilhosa, mas é importante que haja respeito e fiscalização pra não acontecer deles invadirem esse espaço", avaliou a assistente social Araceles Domingos.

Ampliação deve acontecer até final de abril

A implantação na totalidade do sistema só deve acontecer até o final de abril. Os trens vão ter uma sinalização mais chamativa pra serem identificados mais facilmente e, o controle de acesso ao vagão rosa vai ser feito já na plataforma de embarque. "O sistema como um todo é amplo e não teríamos como manter seguranças em todos os vagões. Por isso vamos limitar o espaço do embarque com cavaletes e só vão passar ali as mulheres", declarou o Superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar Beltrão.

Ainda segundo a CBTU, nenhum caso de assédio sexual foi registrado esse ano no metro do Recife. Já no ano passado, 5 casos foram formalizados junto a companhia.