Hora da Alegria

Chimpanzé não é Gorila! Veja as principais diferenças entre eles

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/04/2017 às 10:30

-Reprodução/TV Jornal

É comum crianças chamarem Chimpanzé de Gorila. O quadro "Meu Amigo Bicho", do programa Hora da Alegria, mostra que existem diferenças entre eles.

Chimpanzés e gorilas pertencem ao grupo dos antropóides, mas é com os chimpanzés que os humanos mais se assemelham. Eles fazem ferramentas com galhos, pedras e folhas, num processo semelhante ao vivido pelo homem das cavernas. Possuem complexas estruturas sociais, aprendem a se comunicar por meio da linguagem dos sinais e a utilizar o computador com o raciocínio equivalente ao de uma criança de sete anos. Podem se reconhecer no espelho, e também outros animais ou pessoas por meio de fotos. Os chimpanzés possuem uma alimentação bem variada, sendo as frutas o principal alimento de sua dieta. Também consomem folhas, flores, sementes e insetos.

-Reprodução/TV Jornal

Os gorilas fazem sanduíches de folhas dobrando o lado espinhoso para dentro antes de comer. Essa e outras técnicas de como lidar com os alimentos da floresta são repassadas para os filhotes. É um processo de “aprendizado” e não intuitivo, pois os jovens aprendem essas técnicas com os mais velhos.

Confira o vídeo: