Violência

Pesquisa mostra clima de insegurança no Centro do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/04/2017 às 8:11

-Reprodução/TV Jornal

Uma pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) mostrou o sentimento de medo compartilhado pelas cerca de 850 mil pessoas que transitam pelas ruas do Centro do Recife diariamente. Os dados, divulgados nessa terça-feira (25), mostram que 88,9% dos entrevistados não se sentem seguros na área central da capital pernambucana. Outros 77,4% disseram não encontrar policiamento nas ruas.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de abril deste ano, com 521 pessoas acima de 18 anos, de todas as classes sociais, de 83 bairros do Recife e 16 cidades pernambucanas. Segundo a pesquisa, 69,9% dos entrevistados já sofreram ou presenciaram assaltos no centro da cidade, e 74,3% dos entrevistados que vão ao Centro utilizam ônibus ou metrô, o que também contribui para aumentar a sensação de insegurança.

Medidas

De acordo com o presidente da CDL Recife, Eduardo Catão, esse quadro prejudica tanto os consumidores que vão ao Centro, como os comerciantes, que estão sendo vítimas constantes de investidas criminosas Para ele, a situação provoca o êxodo de clientes e lojistas, o esvaziamento da área e a desvalorização da economia.

Para reverter essa situação, a CDL afirma estar se reunindo com representantes da Polícia Militar de Pernambuco para planejar soluções para o problema, e já ter enviado uma carta ao Governador do Estado, Paulo Câmara. No entanto, o presidente da instituição acredita que diálogo não é o bastante, e há necessidade de reforço no policiamento da área. "Neste momento, o diálogo já não é mais suficiente, o cidadão precisa de ações efetivas e urgentes na área de segurança. Estamos insistindo com o Governador e com o Vice-governador, sobre a necessidade de reforço no policiamento, para que as pessoas possam voltar a circular nas ruas com tranqüilidade”, afirmou.