Canonização: acompanhe ao vivo missa direto do Santuário de Fátima

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/05/2017 às 5:57

-Reprodução / Internet

O Papa Francisco anuncia, na manhã deste sábado (13), o nome da criança brasileira que recebeu a cura atribuída aos Pastorinhos de Fátima, por intercessão de Nossa Senhora. A canonização dos dois irmãos Jacinta e Francisco, que junto com sua prima Lucia foram testemunhas das aparições da Virgem Maria, acontece em meio às comemorações do centenário do Santuário de Fátima, em Portugal. Acompanhe a transmissão direto da página oficial do Santuário de Fátima e no vídeo abaixo:

Os Pastorinhos de Fátima

No ano de 1917, as crianças Francisco, Jacinto e Lúcia presenciaram seis aparições de Nossa Senhora. Nessas aparições, foram revelados três segredos, considerados profecias. Segundo a Irmã Lúcia, em 13 de Julho de 1917 Nossa Senhora teria revelado um segredo constituído por três partes, de caráter profético. As duas primeiras foram reveladas em 1941, num documento manuscrito por Lúcia. A terceira parte foi escrita por Lúcia em 3 de Janeiro de 1944, por ordem do bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, que o guardou, em envelope selado, no seu arquivo. Em 4 de Abril de 1957, o envelope foi entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício, onde ficou guardado.

A Irmã Lúcia, antes de entregar ao Bispo de Leiria-Fátima o envelope selado com a terceira parte do Segredo, tinha escrito no envelope exterior que podia ser aberto somente depois de 1960 pelo Patriarca de Lisboa ou pelo Bispo de Leiria. Interrogada sobre o motivo por que o fizera e se fora Nossa Senhora que indicara aquela data, a Irmã Lúcia respondeu que "Não foi Nossa Senhora; fui eu que meti a data de 1960 porque, segundo intuição minha, antes de 1960 não se perceberia, compreender-se-ia somente depois. Agora pode-se compreender melhor. Eu escrevi o que vi; não compete a mim a interpretação, mas ao Papa". O texto foi lido pelos Papas João XXIII e Paulo VI, que decidiram não o publicar.

João Paulo II, por sua vez, pediu o envelope com a terceira parte do segredo após o atentado de 13 de Maio de 1981. Finalmente, em 13 de Maio de 2000, durante a sua visita a Portugal, o Papa João Paulo II, por meio de seu Secretário de Estado, Cardeal Angelo Sodano, divulgou no Santuário de Fátima parte do conteúdo da terceira parte do Segredo.