PROTESTO

Estudantes denunciam corte do transporte universitário em Vitória

Eles fecharam a principal avenida de Vitória de Santo Antão em protesto pelo corte desde novembro do transporte que traz alunos para faculdades no Recife

Denis Cavalcanti / TV Jornal
Denis Cavalcanti / TV Jornal
Publicado em 21/05/2017 às 15:09

-Reprodução/TV Jornal

Há 6 meses, moradores do município de Vitória de Santo Antão que estudam em faculdades do Recife estão com problemas para chegar às unidades de ensino. É que segundo eles, ônibus da Prefeitura de Vitória, que faziam esse transporte de forma gratuita, foram tirados de circulação. O motivo seria a redução de gastos.

Alguns dos alunos atingidos com a medida chegaram a sondar uma empresa particular que oferece o serviço. O valor mensal para cada um dos estudantes seria de R$ 200,00 pelas viagens de ida e volta. O problema é que nem todos podem arcar com essa despesa. Muitos até tiveram que trancar o curso. "Não é só desembolsar esse dinheiro! Tem alimentação, material de sala de aula, não dá pra pagar tudo", afirmou Edvaldo Silva, um dos estudantes prejudicados.

Diante dessa realidade, neste sábado (20), cerca de 100 jovens foram à Avenida Mariana Amália, à mais movimentada do Centro de Vitória, protestar contra a gestão da cidade. Eles levaram cartazes, faixas e até um caixão simbolizando a morte dos ônibus. Um carro de som também foi utilizado para chamar a atenção das pessoas. "Temos que resolver isso o quanto antes, não dá para interromper os estudos e ficar por isso mesmo", disse Victor Santos, um dos organizadores do protesto.

-Reprodução/TV Jornal

Diálogo

Ainda de acordo com os estudantes, conversas com representantes da Prefeitura do município e da Câmara de Vereadores aconteceram. Prazos para a retomada do serviço teriam sido dados aos alunos, mas as datas já passaram e o problema permanece.