SOLIDARIEDADE

Voluntários levam música para pacientes em tratamento no HC

Um evento nestas sexta (02) e sábado (03) vai comemorar os 10 anos do programa que, através da música, auxilia no tratamento dos pacientes

Silvia de Oliveira
Silvia de Oliveira
Publicado em 01/06/2017 às 19:23

Grupo Alta Pressão faz apresentação de chorinho na enfermaria do HC-Foto - dra Cláudia Almeida

Quando os sons de uma música começaram a ecoar entre os leitos da pediatria do Hospital das Clínicas, o garoto recém operado sentiu despertar da sensação de torpor. Ele percebeu que o som do que parecia um coro de crianças estava diminuindo e chamou a enfermeira. Queria ouvir mais daquela música. O pedido foi atendido e o Coral de Crianças de Olinda cantou mais uma canção para o pequeno paciente, que mora em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco e que estava sentindo dores e tristeza por estar longe de casa. "Ainda bem que vim de Barreiros para o Hospital das Clínicas", disse o garoto visivelmente animado depois da apresentação musical.

Para o garoto e outros pacientes da unidade, a música é como um bálsamo que cura as dores da alma. Um remédio sem efeitos colaterais, que resulta em redução no nível de estresse, melhora a qualidade de vida e dá a sensação de bem estar, que se reflete em melhora do estado geral de saúde. A receita tem sido aplicada há 10 anos no HC, desde que foi criado o Programa MAIS - Manifestações de Arte Integradas à Saúde. O trabalho utiliza a música e várias outras intervenções artísticas como instrumento terapêutico no ambiente hospitalar.

Paciente da UTI que tinha embolia pulmonar pediu para tocar um pandeiro e foi atendido-Foto - dra Cláudia Almeida

A Coordenadora do Programa MAIS, a médica Leniee Maia, comemora os resultados obtidos ao longo de uma década. "Vimos na reação clínica e emocional dos pacientes o efeito das atividades lúdicas. A arte é uma importante ferramenta humanizadora, transformadora e terapêutica no tratamento dos pacientes, seja qual for a doença ou problema que os trouxeram ao hospital", diz a médica. Música, oficina de arte, contação de história e até cinema fazem parte das intervenções artísticas realizadas pelo Programa, que conta com a ação de voluntários ou qualquer grupo interessado em participar.

Para marcar os 10 anos do Programa Mais, acontece nesta sexta e sábado (02 e 03 de junho) o 3º Encontro do Programa Mais, que vai ser aberto à comunidade da UFPE e ao público em geral. O evento vai debater os efeitos da música e outras artes no ambiente hospitalar, ouvir relatos de músicos e pacientes envolvidos no projeto, além de exposição fotográfica.

Serviço

Local: Auditório Jorge Lobo do Hospital das Clínicas - UFPE *
Quando: 02 e 03 de junho
Horário: das 08 às 16h30hs

* acesso gratuito