Serviço

Ações de saúde e cidadania marcam o Dia contra a Violência Contra o Idoso

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/06/2017 às 9:04

-Reprodução/TV Jornal

As ações acontecem na Estação Central do Metrô do Recife durante a manhã desta quinta (15) e marcam o Dia Mundial de Conscientização de Violência Contra a Pessoa Idosa . A organização é da Secretaria de Saúde do Recife, por meio Coordenação da Pessoa Idosa e da equipe da Política Municipal de Saúde da Pessoa Idosa. Quem passar pelo local vai poder receber material informativo e de kits de saúde bucal, fazer a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo e escova, exame de detecção de tuberculose e vacinação contra o vírus Influenza (Gripe). As pessoas acima de 65 anos fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra a gripe. Também está na programação, apresentações artísticas, com grupos de dança, teatro e forró pé-de-serra.

Outras ações

Em Jaboatão dos Guararapes, no Sesc de Piedade, durante toda a manhã, haverá atividades de cidadania, orientações de caráter educativo e sobre a rede de proteção às pessoas idosas vítimas de violência. O evento é organizado pela Secretaria Executiva de Defesa dos Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, em parceria com as secretarias de Saúde, Assistência Social e da Mulher, além do Sesc.

A situação do idoso em Jaboatão

De acordo com dados do IBGE, 10,59% da população de Jaboatão é formada por idosos, que são as maiores vítimas no município. O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV) registrou, entre 2009 e 2016, 1.178 denúncias de violência, sendo 75% envolvendo idosos. E de janeiro a maio deste ano, das 149 denúncias recebidas, 121 também foram de violência contra pessoas
idosas. As práticas mais frequentes são: negligência, abuso financeiro, violência psicológica, maus-tratos e abandono. Mas há, também, violência física, moral, institucional, sexual e autonegligência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, no mundo, 1 em cada 6 idosos sofre algum tipo de violência.

Serviço

Recife: Estação Central do Metrô- próximo às catracas de embarque e desembarque de passageiros
Horário: 7h às 13h.

Jaboatão: Sesc de Piedade, Rua Goiana, 40, Piedade
Horário: 8h às 12h