Investigação

Comissário desaparecido é encontrado morto na Zona da Mata

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/07/2017 às 16:03

-Reprodução/TV Jornal

O comissário aposentado da Polícia Civil de Pernambuco, que estava desaparecido desde a última quarta-feira (28), José Augusto Bonnannete, de 66 anos, foi encontrado morto com marcas de tiros, em uma área de canavial no município de Primavera, na Zona da Mata Sul do Estado, nesse sábado (1º).

Na tarde de sexta-feira (30), o carro dele havia sido encontrado no município de São Lourenço da Mata, por policiais do 20º Batalhão da Polícia Militar e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). O carro do comissário, que estava sujo de sangue, estava no bairro de Muribara, com dois homens, Filipe Vitorino de Brito 25 anos, e Everaldo José da Silva, 42. A dupla foi detida e levada para a Delegacia de Camaragibe, onde afirmaram que ele havia sido comprado.

Ainda na sexta-feira (30), um terceiro suspeito de participação no crime foi detido, em Ribeirão. Segundo a delegada, Rinaldo José da Silva, de 32 anos, conhecido como "Keno", confessou que matou o aposentado com a ajuda de outros dois comparsas, que estão foragidos. Na delegacia, ele confessou o crime e levou a policia ate o local onde estava o corpo da vitima.

Parentes do comissário chegaram ao Instituto de Medicina Legal (IML) no fim da manhã deste domingo (2), para providenciar a liberação do corpo. O enterro aconteceu no cemitério de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Para os familiares, a maior revolta é saber que o policial, que lutava por justiça, acabou morrendo nas mãos de criminosos. José Augusto Bonnannete tinha quatro filhos, e se aposentou como comissário há cerca de 10 anos.

O caso

Segundo parentes, José Augusto Bonnannete foi visto pela última vez na quarta-feira (28), quando saía de casa de carro, por volta das dez horas da manhã, dizendo que ia fazer compras, na cidade de Ribeirão, Zona da Mata pernambucana, onde morava há alguns meses. Segundo parentes, alguém teria testemunhado o momento em que a vítima foi abordada por um homem armado, na Zona Rural do município.

Os dois suspeitos presos em São Lourenço da Mata, Filipe Vitorino de Brito, de 25 anos, e Everaldo José da Silva, 42, vão responder por organização criminosa e receptação de veículo roubado. Já o suspeito preso em Ribeirão, Rinaldo José da Silva, de 32 anos, vai responder por latrocínio, organização criminosa, roubo e ocultação de cadáver. A policia ainda procura por mais dois suspeitos que teriam envolvimento no crime.