Olinda

Protesto de catadores do lixão de Aguazinha interdita II Perimetral

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/08/2017 às 7:55

-Reprodução/TV Jornal

Um protesto de catadores do lixão de Aguazinha interdita, na manhã desta quarta-feira (9), a Segunda Perimetral, em Olinda. Cerca de setenta catadores tocaram fogo em pneus e em entulhos.

O motivo é o anunciou do fechamento do lixão de Aguazinha, feito pela Prefeitura da cidade. Ao todo, 73 famílias, que vivem do lixão, serão cadastradas para receber o Bolsa Família. Mas, de acordo com os próprios catadores, há mais de 200.

Por volta das 7h40, o Corpo de Bombeiros chegou para apagar o fogo.

Fechamento

O lixão de Aguazinha, que funciona há mais de 30 anos em Olinda, será fechado pela prefeitura nesta quarta-feira (09). Com o encerramento das atividades no local, o lixo produzido na cidade terá como destino a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) localizada em Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife. A medida atende determinação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Para transportar o lixo até a CTR Igarassu, a prefeitura assinou contrato emergencial com uma empresa, com vigência de três meses, e vai desembolsar R$ 1,3 milhão pelo serviço. Além disso, terá de pagar R$ 50 por tonelada de lixo despejada na central. O contrato, aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), poderá ser prorrogado por mais três meses, se o município não encontrar uma solução definitiva nesse período, informa o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar.