Comida

Marinada: aprenda e dar mais sabor e maciez aos alimentos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/09/2017 às 17:30

-Reprodução/TV Jornal

Chegou a final de semana e você quer fazer aquele lombo paulista ou um lombo de porco, mas não sabe o que fazer para incorporar sabor a um corte tão grosso. Uma técnica bastante antiga, conhecida como marinada, pode trazer mais sabor e até mesmo amaciar o seu corte de carne. Basta conhecer algumas técnicas culinárias para garantir o sucesso do seu prato.

A marinada é composta de três ingredientes básicos. Ervas, um líquido ácido e legumes. A mistura deve ser armazenada em um saco específico para marinada, ou mesmo em um saco limpo. Você pode guardar também em um pote de vidro, louça ou cerâmica. Evite alumínio, plástico, eles podem interferir no sabor da receita.

Outra dica, na verdade uma ordem, é refrigerar sua marinada. Ela tem que estar na geladeira todo o tempo. Sobre o sal, ele deve ser usado com cuidado. Se usar o sal na marinada, o alimento pode ser levemente cozido e a carne pode ressecar um pouco.

A chefe de cozinha Simone Oliveira dá dicas de como marinar três tipos de carnes.

Carnes vermelhas:

Vão bem com vinho tinto, salsão, cebola e cenoura. As ervas são tomilho e alecrim, folha de louro, alho e grãos de pimenta do reino

Carnes brancas:

Vinho branco, cebola, alho poró, cenoura, salsinha ou sálvia, louro, grãos de pimenta branca.

Carne de porco:

Suco de abacaxi, cachaça, cenoura, cebola, salsão, alecrim, salsinha, louro, canela e cravo da índia.

Tempo da marinada:

Para carnes com mais de vinte quilos o recomendável são pelo menos 12 horas de marinada. Para carnes menores, seis horas é o suficiente e para peixes, três horas é o bastante.