Denúncia

Família de paciente denuncia suposto erro médico no Hospital de Câncer

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/09/2017 às 13:14

-TV Jornal / Reprodução

A família da idosa Severina Maria da Conceição, de 67 anos, denuncia um suposto erro médico durante uma cirurgia no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). De acordo com os parentes, ela tem um tumor nos ossos, que teria piorado após uma operação realizada no dia 5 de setembro na unidade de saúde, que fica no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Segundo Edmilson Martins Júnior, neto da paciente, ela tinha recebido alta médica e estava em casa. Ele teria percebido uma compressa dentro da perna da avó enquanto limpava a ferida cirúrgica. “Eu fico com uma dúvida na cabeça, agoniado pra saber o que era aquilo, né? Porque eu me pus no lugar dela, né? Eu vi que uns dias depois aquele abscesso que eu vi a pontinha, estava subindo mais ainda. E deu pra confirmar que era um pedaço de pano”, relatou.

Na tentativa de resolver o ocorrido, os parentes teriam levado a idosa para um posto de saúde. No entanto, a médica do local teria orientado a voltar para o HCP. “A gente só descobriu que ela estava com isso porque chamou a médica pra olhar a cirurgia, que não queria cicatrizar, e foi ela quem constatou e disse que não iria por a mão. Mandou a gente chamar o carro de Samu e retornar ao hospital em que ela fez a cirurgia”, comentou a filha de dona Severina, Cristiane Alves.

De volta ao HCP, a idosa está internada na emergência desde o último sábado (16). A família fez fotos e vídeos denunciando o descaso do hospital. “O ferimento está inflamado, está fedendo, colocaram ela em uma maca, encostaram ela no cantinho, deram o remédio e não resolveram nada”, desabafou Edmilson. “Eu quero que o hospital fale, eu quero que o hospital diga o que é que ela tem, porque até agora ninguém está falando nada”, complementou Cristiane.

Reposta

Por meio de nota, o Hospital de Câncer de Pernambuco informou que já realizou os procedimentos médicos necessários para a resolução da intercorrência identificada na paciente. Ainda de acordo com a unidade de saúde, Severina Maria da Conceição permanece internada, sem previsão de alta. Uma investigação interna foi iniciada com o objetivo de apurar o ocorrido e tomar as providências necessárias.