Saúde

Dia mundial contra a raiva alerta para combate à doença

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 28/09/2017 às 12:48

-Reprodução/TV Jornal

Nesta quinta-feira (28) é comemorado o Dia Mundial Contra a Raiva, que faz um alerta para a gravidade da doença, que tem uma taxa de mortalidade muito próxima de 100%. Quase todos os pacientes que são infectados pelo vírus, não sobrevivem. Apesar de existir vacina para prevenir a doença, cerca de 70 mil pessoas morrem todos os anos no mundo por causa da raiva humana.

A raiva é provocada por um vírus que é transmitido para o homem por meio da saliva de um animal doente. Uma mordida, um arranhão e até a lambida do bichinho contaminado, já podem passar a doença. A melhor maneira de evitar o contágio é a vacina, e é importante procurar logo um médico, caso tenha sido agredido por um animal.

Estatísticas

Este ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram confirmadas 3 mortes provocadas pela raiva. Um desses casos foi o da comerciante, Adriana Vicente da Silva, de 36 anos, aqui no Recife. Ela foi infectada após ter sido atacada por um gato de rua.

A vítima chegou a ser internada, mas não resistiu. Antes dela, só existia registrado em Pernambuco, um caso em 2009, que foi o de Marciano Menezes da Silva, na época, com 16 anos. Ele contraiu a doença depois de ser mordido por um morcego, ficou internado vários dias e para surpresa de médicos do Brasil e de outros países, conseguiu sobreviver.