MTST

Protestos interditam vias e complicam o trânsito em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/10/2017 às 11:47

-Reprodução/TV Jornal

Protestos de famílias de trabalhadores sem teto está deixando o trânsito engarrafado em vários pontos do Recife, na manhã desta quarta-feira (11). Os manifestantes acusam o presidente Michel Temer (PMDB) de bloquear o acesso da população ao direito da moradia e reclamam da falta de recursos para a construção de moradia populares no orçamento geral da União, em 2018.

Na avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade, cerca de 100 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) bloquearam os dois sentidos da via. Eles colocaram fogo em pedaços de madeira e pneus, e uma grande fumaça se formou no local. Houve tumulto também na Câmara dos Vereadores, e uma grade chegou a ser quebrada.

Os manifestantes reclamam da falta de recursos do Governo Federal para a construção de moradias populares no Brasil. Eles seguiram para o Palácio do Campo das Princesas, na área Central do Recife, onde tentaram entrar à força. A polícia reagiu com bombas de efeito moral.

Estatísticas

Segundo os organizadores do movimento, em Pernambuco, 400 mil famílias não têm casa para morar. Só no Recife, são 80mil sem moradia.

Trânsito

Por causa da interdição no trânsito, veículos tentaram fugir do protesto e voltaram pela contramão na avenida Cruz Cabugá. Passageiros de ônibus desistiram de esperar o fim da manifestação e desceram dos coletivos para seguir viagem a pé. Ao mesmo tempo, outro grupo de manifestantes ateou fogo em pedaços de madeira e pneus no Cais de Santa Rita, também área central do Recife. Um grande engarrafamento foi formado no Cais José Estelita. Também houve bloqueio na Avenida Agamenon Magalhães.

Caruaru

A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada para tentar conter um protesto nas proximidades do quilômetro 137 da BR 232, em Caruaru. Os manifestantes pedem moradia. O trânsito já foi liberado.