Habitação

Protesto contra cortes no Minha Casa, Minha Vida ganha ruas do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/10/2017 às 11:29

-Reprodução/TV Jornal

Um protesto de donos de pequenas construtoras ganhou as ruas do centro do Recife, no fim da manhã desta quinta-feira (19). Eles saíram em caminhada do Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, até a agência da Caixa Econômica Federal, na Praça da República, no bairro de Santo Antônio.

Durante a manifestação, os manifestantes usaram até um trator, além de faixas e cartazes. O protesto é contra contra o corte de recursos do Governo Federal para o programa de habitação popular Minha Casa, Minha vida. De acordo com a Associação dos Construtores de Pernambuco (ACP), de agosto até este mês, o número de assinaturas de novos contratos para a habilitação no Minha Casa, Minha Vida foi reduzido em mais de 75%, o que deve gerar desemprego.

-Reprodução/TV Jornal

No protesto desta manhã participaram, além de donos de construtoras, donos de armazéns, corretores de imóveis e trabalhadores da construção civil. Uma comissão foi recebida por um representante da Caixa Econômica Federal.

Caixa

Confira na íntegra a resposta da Caixa Econômica:

"A Caixa Econômica Federal esclarece que a contratação do crédito imobiliário neste ano está cerca de 20% superior em relação ao mesmo período do ano passado. A CAIXA já emprestou mais de R$ 62 bilhões até final de agosto em todas suas modalidades de crédito.

Considerando o ritmo de contratação, o banco adotou a estratégia de execução mensal do orçamento para todas linhas de crédito imobiliário com objetivo de cumprir o orçamento anual disponível até dezembro.

Quanto às modalidades de créditos que possuem orçamento segregado por UF, a CAIXA esclarece que em alguns estados o orçamento esgotou, mas poderá ser retomado no mês de novembro."