OCUPAÇÕES

UFPE afasta por 6 meses alunos que em 2016 ocuparam campus em protesto

A decisão é do Conselho de Administração da UFPE e começa a vigorar em janeiro de 2018

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/11/2017 às 17:24

-Foto - Arquivo TV Jornal

O Conselho de Administração da UFPE suspendeu por seis meses cinco estudantes da instituição que participaram da ocupação ao prédio do Centro de Artes e Comunicação (CAC), que ocorreu em outubro de 2016. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1) e terá início no dia 1º de janeiro de 2018. A pena, de acordo com o Conselho, é “de caráter disciplinar e de efeito ético e moral” e não cabe recurso, porque a decisão teria sido tomada pela instância máxima da UFPE e segue o Regimento Geral da Universidade.

Relembre as ocupações

Entre 24 de outubro e 23 de novembro de 2016, 11 prédios da UFPE foram ocupados por alunos que protestavam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos do governo federal com educação pelos próximos 20 anos, aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados.

De acordo com o Conselho de Administração da UFPE, foram registradas depredações e furtos durante as ocupações ao CAC e ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A decisão publicada agora é referente apenas ao CAC. Um inquérito administrativo ainda segue apurando o ocorrido no CFCH.