Música

Orquestra Criança Cidadã realiza 1º concerto oficial da temporada 2018

TV Jornal TV Jornal
TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/03/2018 às 18:00

-Leandro Lima/Divulgação OCC

A Orquestra Criança Cidadã inicia a temporada de concertos oficiais do ano de 2018, no próximo domingo (25), com uma apresentação gratuita na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo. Às 17h, os jovens instrumentistas do projeto executarão três obras de grande desafio técnico escritas no século 19, sob regência do maestro Nilson Galvão Jr. A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social incentivado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A apresentação começa com a abertura de Guilherme Tell, última ópera musicada pelo italiano Gioachino Rossini (1792-1868), autor de outros sucessos do gênero, como O barbeiro de Sevilha e A Cinderela. A abertura de Guilherme Tell tornou-se bastante conhecida do público pela presença constante em diversos desenhos animados e filmes, especialmente as seções conhecidas como “A tempestade” e “A marcha dos soldados suíços”.

O programa segue com as Árias ciganas, do compositor espanhol Pablo de Sarasate (1844-1908), um dos maiores violinistas da história. O solista das Árias ciganas, Luhan Lucena, aluno de violino da Orquestra Criança Cidadã, foi um dos vencedores da categoria A (até 15 anos) do I Concurso de Jovens Solistas promovido pela orquestra, no final de novembro de 2017.

Já na segunda metade do concerto, é apresentada a Sinfonia n° 1 em dó maior, op. 21, de Ludwig van Beethoven, que apresenta a mesma estrutura e duração das sinfonias clássicas, em prática nos tempos de Haydn e Mozart. Os quatro movimentos da obra são: I. Adagio molto. Allegro con brio, II. Andante cantabile con moto, III. Menuetto – Allegro molto e vivace e IV. Finale – Adagio, allegro molto e vivace.

Serviço

Evento: Orquestra Criança Cidadã, 1° Concerto Oficial da Temporada 2018

Data: 25 de março de 2018 (sábado)

Horário: 17h

Local: Igreja da Madre de Deus, R. da Madre de Deus, s/n, Recife Antigo (ao lado do Shopping Paço Alfândega)

Entrada gratuita