ENERGIA

Causas do apagão devem ser apuradas em prazo de 10 a 15 dias

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/03/2018 às 21:58

-Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

As causas que levaram ao colapso no fornecimento de energia em 13 Estados do Norte e Nordeste devem ser apuradas em um prazo de 10 a 15 dias, conforme comunicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Além de apurar o que levou o disjuntor da linha de transmissão Xingu-Estreito, responsável pelo escoamento de toda a energia gerada pela Usina de Belo Monte, a falhar, também será investigado o que fez com que as usinas da região levassem mais tempo para recomposição do que o previsto. "Essa é outra investigação que iremos fazer", explica o diretor geral da ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira.

Vale destacar que o ONS descartou a possibilidade de erro humano como causa da falha no disjuntor que provocou a queda do sistema.

ONS: falha em disjuntor na subestação de Xingu causou apagão

O blecaute registrado nesta quarta-feira (21) nos Estados do Norte e Nordeste foi causado por um disjuntor na subestação de Xingu, segundo o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira. O apagão aconteceu às 15h48 e causou vários transtornos em toda no País.

A subestação de Xingu, conforme o ONS, é responsável pela distribuição da energia gerada pela usina de Belo Monte, no Pará. "Um disjuntor na subestação de Xingu não funcionou de forma adequada. As razões ainda não sabemos, precisamos averiguar", explica Ferreira.

O apagão atingiu áreas em todas as regiões do Brasil, mas foi sentido de forma branda nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o ONS, o efeito dominó na queda de energia ocorreu porque a rede de Belo Monte está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta todos os Estados do País, com exceção de Roraima, o único fora da rede.

Na tarde desta quarta, Fernando Bezerra Coelho, ministro das Minas e Energia, afirmou que o blecaute foi causado pela interrupção em uma linha de transmissão da usina de Belo Monte. No entanto, a usina se manifestou, através da empresa Norte Energia, afirmando que o problema não foi originado no local e que também sofreu com a interrupção da energia.