Energia

ONS: falha em disjuntor na subestação de Xingu causou apagão

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/03/2018 às 21:48

-Foto: JC Imagem

O blecaute registrado nesta quarta-feira (21) nos Estados do Norte e Nordeste foi causado por um disjuntor na subestação de Xingu, segundo o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira. O apagão aconteceu às 15h48 e causou vários transtornos em toda no País.

A subestação de Xingu, conforme o ONS, é responsável pela distribuição da energia gerada pela usina de Belo Monte, no Pará. "Um disjuntor na subestação de Xingu não funcionou de forma adequada. As razões ainda não sabemos, precisamos averiguar", explica Ferreira.

O apagão atingiu áreas em todas as regiões do Brasil, mas foi sentido de forma branda nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o ONS, o efeito dominó na queda de energia ocorreu porque a rede de Belo Monte está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta todos os Estados do País, com exceção de Roraima, o único fora da rede.

Na tarde desta quarta, Fernando Bezerra Coelho, ministro das Minas e Energia, afirmou que o blecaute foi causado pela interrupção em uma linha de transmissão da usina de Belo Monte. No entanto, a usina se manifestou, através da empresa Norte Energia, afirmando que o problema não foi originado no local e que também sofreu com a interrupção da energia.

O apagão no Brasil

Segundo o ONS, às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas”, declarou.

No Maranhão, todas as 217 cidades do Estado registraram o apagão a partir das 15h45, segundo a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Em Manaus, no Amazonas, diversos bairros da cidade também registraram problemas.

Na região metropolitana de Salvador, a situação causou problemas no trânsito, já que todos os semáforos da cidade apagaram e o metrô parou de funcionar. Informações preliminares distribuidora Cosern dão conta de que houve queda de energia em todos os municípios do Rio Grande do Norte. A concessionária informou que outros Estados também registraram blecaute. No Rio de Janeiro, os usuários relataram falta de energia em suas redes sociais.

Em Palmas, no Tocantins, todos os semáforos da cidade foram desligados após a queda de energia. Outras cidades do Estado como Gurupi, Araguaína e Porto Nacional também registraram o problema da falta de energia. A prefeitura da capital informou que deslocou agentes de trânsito para facilitarem o deslocamento.

O Recife sofreu bastante com o apagão desta quarta-feira (21). A queda de energia deixou os semáforos apagados e complicou bastante a volta pra casa dos recifenses.

O metrô do Recife também parou de funcionar, trazendo dificuldades para quem tentou utilizar o transporte público na capital pernambucana. Alguns usuários de operadoras de telefonia reclamaram que os acessos à internet e a realização de ligações estavam comprometidos. Universidades da capital também cancelaram as aulas noturnas desta quarta.

O último grande apagão aconteceu em 2012

Em 2012, um grande apagão atingiu várias partes do nordeste. A queda de energia aconteceu na noite do dia 25 de outubro e só foi solucionada horas depois. Na época, a Celpe informou que o apagão atingiu 100% dos municípios pernambucanos.