itamaracá

Revista na Barreto Campelo termina em tumulto

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/03/2018 às 16:29

-Reprodução/TV Jornal

Na manhã desta terça-feira (27), uma revista estava prevista para acontecer na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. A ação, no entanto, terminou em tumulto.

Conforme informações extra oficiais, o Batalhão de Choque tentou entrar nos Pavilhões B e C da unidade prisional, mas foi recebido com tiros pelos detentos e recuou. O promotor da Vara de Execuções Penais Marcellus Ugiette confirmou a reação dos presos. Alguns internos estariam sendo transferidos para outros presídios. Na operação, foram apreendidas oito armas de fogo, munições, 120 armas brancas, além de drogas.

Conforme parentes dos detentos, há presos feridos e mortos dentro da Penitenciária. As famílias esperam do lado de fora da unidade por mais notícias. No local, foi estabelecido um perímetro de isolamento para evitar que parentes e a imprensa se aproximem.

O delegado de Itamaracá, Roberto Geraldo, foi chamado para dar um suporte. Ele afirmou que situação está sob controle e que não viu mortos ou feridos. Segundo o delegado, uma grande operação está ocorrendo e o secretário executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, teria participado da ação. Viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), além de equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), estão na unidade.

Reação

Uma equipe de reportagem da Folha de Pernambuco estaria utilizando um drone para captar imagens aéreas, mas foi impedida. Agentes penitenciários se aproximaram mostrando algemas para intimidar o profissional. Procurada, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) afirmou que irá apurar o caso.

-Reprodução/TV Jornal

Resposta

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou, em nota, foi realizada uma operação de segurança na Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá. A ação, viabilizada pela Seres, contou com o efetivo de 200 agentes penitenciários de diversas unidades prisionais do estado e da Gerência de Operações e Segurança (GOS/Seres), além do Batalhão de Choque, CIPCães, Polícia Civil e Bope. O Corpo de Bombeiros e o helicóptero da Secretaria de Defesa Social também foram acionados.

Na operação, foram apreendidas oito armas de fogo, munições, 120 armas brancas, além de drogas. Todo o material está sendo contabilizado pela equipe da Seres. Por questões de segurança, foram transferidos reeducandos para outras unidades prisionais do estado. Não houve feridos durante a operação.