Brega

Recife ganha o Dia da Música Brega

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/04/2018 às 20:55

-Foto: Divulgação

A partir de 2019, o Recife vai comemorar no dia 14 de fevereiro o Dia Municipal da Música Brega. O prefeito Geraldo Julio sancionou nesta quinta-feira (19) a lei nº 18474/2018, que institui no calendário oficial de eventos da capital, a data comemorativa. O dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do Rei do Brega, o cantor Reginaldo Rossi.

"A lei valoriza e reconhece a dedicação de vários artistas e personalidades da música e do ritmo brega, nos consideramos o brega além de um ritmo um movimento plural", conta o vereador Wanderson Florêncio (PSC), criador do projeto de lei.

Expressão cultural de Pernambuco

A Lei n° 16.044/2017 foi proposta pelo deputado Edilson Silva (PSOL), alterando a Lei nº 14.679/2012. Desta forma, o brega agora tem espaço garantido na programação de eventos custeados pelo Estado de Pernambuco.

A partir de então, o brega está no mesmo rol do afoxé, baião, brega, bumba meu boi, caboclinho, capoeira, cavalo marinho, ciranda, coco, forró, frevo, mangue beat, maracatu, mazurca, pastoril, reisado, repente, toré, urso e outras manifestações culturais. Os artistas destes ritmos (incluindo, agora, o brega) têm reserva de 60% em eventos realizados com recursos do Estado e Município, como Carnaval, São João e Natal.