FUTEBOL E CULTURA

Museu do Futebol aporta em Pernambuco com exposição especial

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 26/04/2018 às 11:30

-Gabriela Máxima/Editoria de Esportes

O Museu do Futebol na Área aportou no Recife para apresentar a história do esporte em uma exposição itinerante. A partir da próxima quarta-feira, os pernambucanos vão poder interagir com o conteúdo e contemplar fotos e vídeos do futebol local, nacional e internacional. A mostra está localizada no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo, a entrada da exposição é gratuita e segue até o próximo dia 20 de maio.

Exposição

A mostra está dividade em oito módulos e cinco salas: sala das origens, sala dos anjos barrocos, sala dos números e curiosidades, sala das Copas do Mundo, sala dos gols e do rádio, versus. Completando 10 anos em 2018, o Museu do Futebol, que fica no estádio do Pacaembu, em São Paulo, comemora a data realizando uma viagem por cidades do País. Recife é o primeiro destino do projeto, que ainda seguirá para Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Além de fotos e vídeos que remetem ao primeiros anos do futebol em Pernambucano e no Brasil, a exposição tem como grande novidade a história da comunidade indígena-quilombola de "Tiririca dos Crioulos, na Zona Rual de Carnaubeira da Penha, na Serra do Arapuá, no Sertão pernambucano.

A diretora de conteúdo do museu, Daniela Alfonsi, explicou que o conteúdo da mostra pernambucana é inédito e apresenta particularidades do futebol do estado. "A gente fez um pequisa para apresentar informações sobre os times da cidade: Sport, Santa Cruz e Náutico, além do imagens da cidade que remetem às origens do futebol. É importante lembrar que a história de uma cidade está diretamente ligada à história do futebol, que é cultura, social, economia", explicou Alfonsi.