AMAMENTAÇÃO

Banco de Leite do IMIP: como doar?

Mariana Barros
Mariana Barros
Publicado em 30/04/2018 às 8:00

O Banco de Leite do IMIP fica no próprio hospital que funciona no bairro dos Coelhos, no Recife. -Divulgação/ ASCOM IMIP

Em uma salinha de um dos maiores hospitais infantis do Estado revoluções maternas acontecem diariamente. Mulheres encontram o amparo e compartilham experiências da tão temida e desejada amamentação. Mulheres com filhos, com filhos que não conversam com os bicos, com leite que não sai e com a culpa que carregam de um possível fracasso na hora de alimentarem sozinhas suas crias.

Para algumas é orgânico, natural e flui sem muitos melindres mas para a maioria a amamentação é uma das etapas mais difíceis na maternidade. Mas a equipe com 17 pessoas do Banco de Leite do IMIP parecem ter solução para tudo. Mãe que não consegue dar de mamar? Ensinam. Bebês que não conseguem mamar? Ajeitam. E o leite quando é demais? Doa. E quando é de menos e nada dá certo? Recebem.

É assim o vai e vem de mães que passam pelo local quase que diariamente, seja para doar um pouco do que sobra ou para buscar um tanto que falta. E nesse jogo de solidariedade o Banco de Leite da entidade tem sobrevivido há mais de 26 anos, virando exemplo pra o mundo inteiro copiar. “Aqui temos como objetivo principal promover, proteger, apoiar e incentivar o aleitamento materno como alimento exclusivo até os seis primeiros meses de vida e a manutenção da amamentação por dois anos ou mais. Executamos atividades de coleta da produção lática da nutriz, do seu processamento, controle de qualidade e distribuição, além de ser campo de ensino de graduação e pós-graduação, e, pesquisa aplicada.” é o que diz a médica pediatra Vilneide Braga Serva,coordenadora do Banco de Leite do IMIP.

Mas porque essa busca incessante de mães por leite materno? Se não der certo não é melhor apelar para a fórmula? Não mesmo… As vantagens da amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida são muitas! Estudos comprovam que existe redução da mortalidade infantil e de doenças infecciosas da criança, principalmente infecções respiratórias e gastrointestinais e que o coeficiente de inteligência também é favorecido pelo aleitamento materno, além de diminuição da prevalência de doenças do adulto que têm raízes na infância, como obesidade, dislipidemias, diabete melito tipo 2, câncer, principalmente os linfomas,problemas na boca como a mordida aberta, mordida cruzada, hipotonia lingual,respiração oral, dentre outras. Além de todos esse benefícios para o bebê há ainda vantagens para as mulheres. O aumento da prevalência do aleitamento reduz até 20 mil mortes por câncer de mama por ano, como também há redução da chance de câncer de ovário e de endométrio. O aleitamento materno também facilita uma estreita relação mãe/filho, é econômico e não agride o meio ambiente.

COMO FUNCIONA?

Para se tornar doadora, existem alguns pré- requisitos. São eles:

- estar amamentando ou ordenhando LH para o próprio filho;
- ser saudável;
- apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de LH;
- não fumar mais que 10 cigarros por dia;
- não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
- não usar álcool ou drogas ilícitas;
- realizar exames (Hemograma completo, VDRL, anti-HIV e Hepatite B) quando o
cartão de pré-natal não estiver disponível ou a nutriz não tiver realizado pré-natal;

- realizar outros exames conforme perfil epidemiológico local ou necessidade
individual da doadora.

Esses requisitos garantem um leite humano seguro além da realização do Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico feita pela instituição. O leite ordenhado também passa por um processo pasteurização que é realizada usando uma temperatura de 62,5ºC por um tempo de 30 minutos. “A pasteurização é um tratamento térmico, que utiliza temperaturas inferiores a 100°C. O princípio do método é a inativação de enzimas e a destruição dos micro-organismos sensíveis a altas temperaturas, bactérias, vírus, células vegetativas, leveduras e fungos, sem alterações significativos no valor nutricional e nas características organolépticas dos alimentos submetidos a este tratamento.” Explica a bióloga do responsável pelo controle de Qualidade do Banco de Leite Humano do IMIP, Celina Lira. O leite que o IMIP recebe só atende a demanda interna, dos bebês internados na Instituição mas o processo de pasteurização esta disponível gratuitamente para todas mães que recebem doações e precisam utilizar o processo para garantir a segurança do leite e também para aquelas que desejam estocar e armazenar seu leite por mais tempo.

COMO DOAR?

Leites armazenados e etiquetados -Divulgação/ ASCOM IMIP

- Para doar o leite não é necessário sair de casa. O IMIP pode buscar o recipiente das doadoras ou se preferir elas podem levá-lo até a unidade. A coleta de leite no domicílio pode ser feita através do telefone : (81) 2122-4103. Veja o passo a passo para fazer a ordenha de forma segura:

1. Usar vidros de café solúvel com tampa plástica (retirar papelão da tampa),

2. Colocar vidros e tampas em panela;

3. Encher a panela com água corrente até cobrir os vidros e tampas;

4. Levar ao fogo e deixar ferver no mínimo por 15 minutos (esterilização válida por 24 horas),

5. Antes de ordenhar: retirar adornos (anéis, pulseiras, relógio), lavar as mãos e antebraços (até o cotovelo) com água e sabão; e as mamas com água, proteger nariz e boca com pano limpo e prender os cabelos com lenço ou touca para banho. Massagear as mamas e desprezar os primeiros 5 jatos de leite.

6. Encher o vidro com Leite Humano Ordenhado até no máximo 2cm abaixo da tampa plástica (para evitar que o vidro se rompa no processo de aquecimento),

7. Usar um vidro esterilizado para cada ordenha. Podendo, entretanto, acrescentar o Leite Humano Ordenhado ao vidro contendo leite já congelado, durante 48 horas. Constará no vidro a data da primeira coleta do leite ordenhado.

8 . Identificar todos os vidros, escrevendo sobre a tampa com esparadrapo ou etiqueta: data da coleta e nome da doadora .

O BANCO

Criado em 1987, o Banco de Leite Humano do IMIP tem como objetivo principal promover, proteger e apoiar o Aleitamento Materno, incentivando o aleitamento materno como alimento exclusivo até os seis primeiros meses de vida e a manutenção da amamentação por dois anos ou mais. Anualmente são atendidos, em média, 97 mil recém-nascidos, lactentes e suas mães.

Em 1992, o IMIP foi o primeiro Hospital no Brasil a receber o título de "Hospital Amigo da Criança", outorgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Ministério da Saúde do Brasil. Este título tem o objetivo de premiar os hospitais que cumprem os "10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno" definidos por especialistas da OMS.