Religião

Fiéis celebram os 101 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/05/2018 às 14:46

-Foto: Juliana Oliveira / Rádio Jornal

Neste domingo (13), além do Dia das Mães, se comemora o Dia de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com a tradição católica, a aparição de Maria a três pastorezinhos aconteceu na Cova de Iria, na cidade de Fátima, em Portugal, em 13 de outubro de 1917. Conhecida como a Senhora do Rosário, ela trazia ao mundo um pedido para que os fiéis rezassem o Rosário e o Terço.

O santuário de Fátima no Recife, localizado no antigo antigo Colégio Nóbrega, foi consagrado em 1935 e é a primeira Igreja do Mundo em homenagem à Santa. O Padre Antônio Mote, reitor do Santuário, aproveita o momento para pedir que as pessoas reflitam mais sobre a fé e o amor. "As mensagens de Fátima estão concentradas na necessidade de conversão", diz. "E conversão de quê? Desse materialismo prático que tudo é consumo, tudo é dinheiro, para uma vida de fraternidade, de partilha", afirma. "Ninguém pode viver sem dinheiro, mas o dinheiro não é Deus. E o dinheiro está matando as pessoas", completa.

Santuário

O dia da Santa é comemorado em sete paróquias da Região Metropolitana do Recife, mas, tradicionalmente, milhares de devotos participam das missas no Santuário de Nossa de Senhora de Fátima. A festa começou na última quinta-feira (10), mas este domingo é dia auge, e a programação que segue até às 19h, com a missa solene celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima percorre as ruas a partir das 17h.