Doação de leite materno

Pernambuco é o estado com mais bancos de leite humano

Agência Saúde
Agência Saúde
Publicado em 18/05/2018 às 21:03

-EBC

Com o objetivo de mobilizar e incentivar a sociedade e gestores do setor para a importância da amamentação e doação de leite materno, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, lançou, nesta sexta-feira (18), a campanha nacional “Doe Leite Materno, Ajude Quem Espera Por Você”. Na Região Nordeste, 44.460 recém-nascidos prematuros foram beneficiados com doações de 36.461 mulheres, em 2017. A região possui 50 Bancos de Leite Humano e 62 Postos de Coleta.

Durante o lançamento da Campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, parabenizou as doadoras de leite materno. “Precisamos continuar incentivando a doação de leite materno para que outras mães possam ver seus filhos crescerem fortes e saudáveis. Tenho orgulho de sermos referência na estratégia de Bancos de Leite para outros países. É importante lembrar que doações de leite salvam vidas, qualquer quantidade é importante para bebês prematuros”, ressaltou o ministro da Saúde.

A campanha reforça a necessidade de doação de leite para prematuros de baixo peso e enfatiza que qualquer quantidade do alimento é importante para esses bebês, pois, dependendo do peso do prematuro, 1 ml de leite humano já é suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Portanto, toda quantidade doada aos Bancos de Leite é de grande valor.

Na Região Nordeste, Pernambuco se destaca com 10 Bancos de Leite Humano. A coordenadora das Ações de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Ramos Monteiro, ressaltou que as ações regionais são de grande relevância para o fortalecimento da rede de amamentação nos municípios. “É muito importante que gestores de saúde locais mobilizem a população para a importância da amamentação e doação de leite materno, incentivando mães que amamentam a serem doadoras voluntárias, ampliando o volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância”, destacou a coordenadora.

Banco de leite humano

Os Bancos de Leite Humano (BLH) são casas de apoio à amamentação que surgiram como uma estratégia de qualificação da assistência neonatal em termos de segurança alimentar e nutricional, com foco em ações que ajudam a reduzir a mortalidade infantil em instituições hospitalares. O trabalho é voltado a bebês prematuros que demandam cuidados especiais em unidades neonatais. Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de contribuir para um melhor desenvolvimento, diminuindo o tempo médio de internação. Por isso é importante o incentivo a doação de leite materno.

A estratégia de Bancos de Leite Humano do Brasil, desenvolvida há 32 anos pelo Ministério da Saúde, já beneficiou, entre os anos de 2009 e 2017, cerca de dois milhões de recém-nascidos. Também contou com o apoio de mais de 1,5 milhão de mulheres doadoras e aproximadamente, 1,6 milhão de litros de leite coletados. Em 2017, o volume de leite humano coletado em todo o Brasil foi de 212 mil litros. Desses, foram distribuídos 155 mil litros. No total, 198 mil bebês prematuros foram beneficiados nesse período com a doação de 183 mil mulheres.

Localize aqui os Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta na região.