Manifestação

Guardas e professores municipais fazem protesto no Centro do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/05/2018 às 12:50

-Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Há mais de uma semana realizando protestos, os guardas e os professores da rede municipal de ensino realizam mais um ato, nesta terça-feira (22). A concentração da manifestação aconteceu em frente à Câmara Municipal do Recife, na Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, na área Central do Recife.

Os professores saíram em passeata em direção à Prefeitura do Recife, que fica no Cais do Apolo, no bairro do Recife. A categoria seguiu pela Rua do Hospício, passando pela Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes, até chegarem na Prefeitura do Recife. O trânsito no Cais do Apolo está bloqueado no sentido Centro. Os professores colocaram cadeiras e sentaram, bloqueando a via. Os guardas municipais seguem concentrados na Câmara.

Professores em greve

A decisão pela greve foi tomada em assembleia na última sexta-feira (11), com cerca de mil professores reunidos em frente ao Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Zona Oeste do Recife. Os professores reivindicam o reajuste salarial de 6,81%.

Segundo a coordenadora geral do Simpere, Cláudia Ribeiro, 80% das instituições estão paralisadas, atingindo cerca de 310 escolas e mais de 96 mil alunos. "Estamos esperando propostas da Prefeitura do Recife há quatro meses. Eles querem aplicar o percentual apenas para os professores em início de carreira, ou seja, 80 profissionais", relatou Cláudia.

Nota da Prefeitura do Recife

“A Prefeitura do Recife lamenta que o Sindicato dos Professores Municipais tenha optado por radicalizar o movimento com o processo de negociação em andamento. Somente este ano já foram realizadas mais de 20 reuniões setoriais, que discutem temas específicos de cada categoria. No caso da Educação, foram quatro reuniões. A atual gestão sempre respeitou a Lei Federal n° 11.738/08, que estabelece o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, e garante que vai continuar respeitando a legislação em 2018. A PCR reforça que mantém constantemente o diálogo aberto com todas as categorias de servidores municipais. A primeira mesa geral de negociação salarial 2018 já foi aberta.”

Guardas municipais

Os guardas protestaram pedindo a revisão do Plano de Cargos e Carreiras, carteira profissional, mais fardamentos e porte de armas. "Nós não temos como nos identificar, porque não temos carteira profissional. Não temos fardamento. Temos que lavar um dia para usar no outro. Só recebemos uma. E ainda estamos trabalhando desarmados", declara Ewerson Miranda, presidente do Sindicato dos Guardas, Subinspetores, Inspetores e Agentes de Trânsito (Sindguardas).

Resposta da Prefeitura

"A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, lamenta a radicalização do movimento de Guardas Municipais enquanto mantém constante diálogo com a categoria. De 2013 até hoje, a guarda municipal recebeu aumento médio de mais de 50% de salário. Aumento muito maior do que a inflação acumulada no período. Apenas nos últimos 12 meses, a Prefeitura do Recife investiu na renovação da frota de viaturas e motos; adquiriu de 400 coletes balísticos, 200 radiocomunicadores e 2500 fardamentos completos; instalou o Centro de Operações; fez a revisão do Plano de Cargos e Carreiras em conjunto com representantes da categoria além de vários ciclos de capacitação que acontecem permanentemente. A Prefeitura do Recife fez, desde 2013, a maior nomeação de Guardas Municipais da história do município com 702 novos agentes. Além disso, a Guarda conta hoje com um efetivo formado por 1675 pessoas e este número vai aumentar a partir de junho, com a entrada dos 149 novos guardas que estão em fase de formação."