Recife

Hospital Veterinário agenda castração de cães e gatos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/05/2018 às 19:35

-Foto: Luciano Ferreira/PCR

Nesta sexta-feira (1°), começam os agendamentos das castrações gratuitas de cachorros e gatos para o mês de junho no Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. São disponibilizadas cerca de 50 vagas por dia, nas manhãs de segunda a sexta-feira. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), já realizou 18 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas desde outubro de 2013.

Os moradores do Recife podem agendar a cirurgia através dos telefones 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a próxima terça-feira (5). Quando todas as cerca de mil vagas disponibilizadas para o mês são preenchidas, suspende-se a marcação e o interessado deve voltar a ligar nos três primeiros dias úteis do mês seguinte. Através desse contato, os tutores são orientados sobre o pré-operatório e sobre a documentação que precisa ser levada no dia da cirurgia do animal. A Seda pede que o público insista nas ligações, já que, em todo início de mês, a procura tem sido alta e por isso os ramais ficam bastante ocupados.

Cirurgia

Na data agendada, os cachorros e gatos são avaliados pelos veterinários da Seda para saber se estão aptos a realizar a cirurgia. Eles precisam ter pelo menos 6 meses e estar há 12 horas de jejum. As cadelas não podem estar no cio, gestantes ou amamentando. Os tutores precisam levar original e cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Depois da operação, os animais voltam para casa no mesmo dia.