ATAQUE DE TUBARÃO

Morte de jovem em Piedade é 25ª por ataque de tubarão em PE

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 04/06/2018 às 14:55

-Foto: Reprodução

A morte de José Ernestor Ferreira da Silva, de 18 anos, atacado por um tubarão na tarde do último domingo (3), na altura da Igrejinha de Piedade, foi a 25ª registrada no estado de Pernambuco, segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). Um dos pontos considerados mais frequentes de ataque de tubarão fica entre a Igreja de Piedade e o Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul da capital. Somente neste local, já foram registrados 27 casos.

Antes de Ernestor, a última vítima fatal, atacada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife no ano de 2013 foi a paulista Bruna Silva Gobbi, de 18 anos. A jovem, que passava férias na capital pernambucana com a família, foi mordida pelo animal por volta das 13h, enquanto nadava a cerca de 20 metros da faixa de areia.

Bruna perdeu muito sangue, chegou a sofrer quatro paradas cardiorrespiratória e teve parte da perna esquerda amputada durante uma cirurgia realizada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. A turista não resistiu as ferimentos e morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ataques

Por localidade, o último caso foi exatamente na área onde ocorre mais ataques de tubarão: a altura da igrejinha de Piedade soma 11 vítimas. O segundo lugar, com sete ataques, é o Acaiaca, em Boa Viagem, e em terceiro, com seis, são locais sem registro. Jaboatão é também o segundo município pernambucano onde os registros são mais elevados, totalizando 22 casos. Recife fica em primeiro, com 27, e o Cabo de Santo Agostinho em terceiro, com seis.

A última vítima registrada faz parte também da maioria das pessoas que se banhavam no momento do incidente, totalizando 29. Outras 11 eram surfistas. Os últimos três casos aconteceram em Fernando de Noronha.