Agreste

Internos fogem da Funase de Caruaru

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/06/2018 às 18:00

-Reprodução/TV Jornal

Seis socioeducandos escaparam do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caruaru, no Agreste do Estado, nesta quinta-feira (7). De acordo com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a fuga aconteceu durante um jogo de futebol na quadra da unidade, por volta das 16h.

O grupo conseguiu escalar o muro do Case utilizando cordas lançadas por pessoas desconhecidas que estavam do lado de fora. O 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e o Batalhão Integrado Especializado (Biesp) estão realizando buscas na região. Segundo informações de testemunhas, eles teriam utilizado na fuga um veículo Gol, de cor preta, que estava esperando próximo ao muro da unidade.

Ainda segundo a Funase, não houve tumulto e o clima no Case de Caruaru era tranquilo no início da noite desta quinta-feira (7). O caso será investigado pela Coordenadoria de Segurança e a Corregedoria do órgão.

Nota da Funase sobre a fuga

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) informa que registrou, nesta quinta-feira (7), a fuga de seis internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru. As apurações iniciais indicam que, por volta das 16h, os socioeducandos conseguiram escalar o muro da unidade por meio de cordas lançadas por desconhecidos pelo lado de fora. Após saírem das dependências do Case, os adolescentes teriam sido resgatados por pessoas a bordo de um carro. O fato ocorreu durante um jogo de futebol na quadra da unidade, período em que os internos normalmente estão fora dos alojamentos e têm autorização para ficar nas áreas de convivência. Não houve tumulto. O clima no local é de tranquilidade. O 4º Batalhão e o Batalhão Integrado Especializado (Biesp) da Polícia Militar (PM) realizam buscas na região. A Coordenadoria de Segurança e a Corregedoria da Funase vão apurar internamente o caso.

Timbaúba

No dia 1°, um tumulto no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba terminou com a fuga de 12 adolescentes da unidade. De acordo com a assessoria da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a confusão aconteceu por volta das 11h da manhã em um espaço de convivência do Case.

Ainda conforme a Funase, o tumulto foi breve. A Fundação afirma ainda que “tem ampliado seus esforços para melhorar os procedimentos de segurança em suas unidades por meio de capacitações para os agentes socioeducativos e da realização sistemática de revistas com acompanhamento de sua Coordenadoria de Segurança e da PM”.

A Polícia Militar conseguiu recapturar quatro jovens ainda nesta sexta e está procurando os oito adolescentes que ainda estão nas ruas. A responsabilidade pelas fugas será investigada pela Corregedoria da instituição.