Comemoração

Dia dos Namorados: Vigilância Sanitária fiscaliza motéis

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/06/2018 às 14:35

-Divulgação / Vigilância Sanitária de Paulista

Aproveitando o período de Dia dos Namorados, a Vigilância Sanitária de Paulista, no Grande Recife, fiscalizou na manhã desta segunda-feira (11) vários motéis da cidade. O trabalho, que segue pelos próximos dias, pretende fiscalizar todos os motéis em funcionamento no município.

Os estabelecimentos inspecionados apresentaram irregularidades e foram notificados porque descumpriram normas sanitárias, além das documentações básicas ao funcionamento estarem vencidos. Persistindo as irregularidades, eles podem ser interditados.

Notificados

O Motel Malice, localizado na PE-22, na altura da comunidade da Roseira, foi notificado porque precisa atualizar as documentações, como Alvará, Licença do Corpo de Bombeiros e Taxa de Licença da Vigilância Sanitária. A equipe do município deu um prazo de 10 dias para a regularização. Também foi verificado que os alimentos acondicionados no freezer estavam sem data de fabricação e validade, o que precisa ser corrigido de imediato.

No Cyril, que fica na mesma rodovia, em Maranguape I, foi identificado o descumprindo de normas sanitárias, como acondicionamento de produtos; utensílios danificados na cozinha; higienização nos cômodos; equipamentos oxidados; impermeabilização dos colchões da cama; toalhas sem ser ensacadas. Além disso, o motel também estava com as documentações desatualizadas. O responsável foi notificado e teve o mesmo prazo para se regularizar. Já as dificuldades sanitárias devem ser resolvidas o mais rápido possível.

Último estabelecimento vistoriado, o Cupido Motel, na Conceição, também foi notificado porque estava com as documentações desatualizadas. Os responsáveis também terão 10 dias para procurar à Superintendência de Vigilância em Saúde do município, que fica na Praça João Paulo XXIII, no Centro. Em relação à situação sanitária, o estabelecimento estava dentro dos padrões. Um dos poucos detalhes observados diz respeito ao piso da área de acesso a cozinha. No entanto, os responsáveis alegaram que já estão com um projeto de ampliação do espaço que vai contemplar o piso, e que a reforma deve começar em breve.

Fiscalização de rotina

Segundo a diretora da Vigilância Sanitária do Paulista, Edileuza Maria de Jesus, a fiscalização é de rotina, mas sempre é intensificada em determinados períodos do ano. “Não é nosso interesse interditar os estabelecimentos, mas se algumas situações persistirem, seremos obrigados à interdição. Por isso, estamos realizando essa ação mais preventiva para não ter que chegar a esse ponto”, destaca.

Denúncia

O cliente que identificar algum tipo de problema em algum motel da cidade pode acionar a equipe da Vigilância Sanitária do Paulista, através do telefone 3437.0136, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Jaboatão dos Guararapes

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes encerraram nessa segunda-feira (11) a Operação Dia Dos Namorados. A iniciativa visitou seis estabelecimentos e verificou irregularidades em alguns deles. No bairro de Piedade, fiscais dos dois órgãos autuaram o Forum Motel por manter no estoque produtos vencidos, produtos sem etiqueta de validade e sem identificação. Além disso, o alvará de funcionamento do motel não foi apresentado. Também em Piedade, o Goa Motel foi autuado por manter em seu estoque cerca de 5 kg de queijo branco vencido, além de outros alimentos estragados ou sem data de validade.

De acordo com Cristiane Vasconcelos, coordenadora de alimentos da Vigilância Sanitária do município, a ideia da operação é intensificar e verificar as condições higiênico-sanitárias dos motéis, em virtude da proximidade do Dia dos Namorados. "Encontramos muitos produtos vencidos durante a operação, este foi o principal fator encontrado. Nós inutilizamos os alimentos sem condições de serem consumidos e autuamos esses estabelecimentos. A partir dessa autuação, terá início um processo administrativo sanitário que vai apurar a infração e estabelecer a penalidade, que poderá ser uma advertência ou uma multa, por exemplo", explicou Cristiane.

"A prefeitura do Jaboatão tem focado em orientar os estabelecimentos para que estes possam oferecer um serviço de qualidade para os consumidores. Nossa preocupação é visitar todos os motéis estabelecidos na cidade, para que os usuários, que são a parte mais vulnerável, possam ser bem atendidos e estejam protegidos de negligências que podem colocar sua saúde em risco", pontuou o gerente de fiscalização do Procon Jaboatão, Erik Gondim. De olho no aumento de demanda, a Operação Dia dos Namorados também fiscalizou, desde o começo da semana passada, restaurantes do município.