Oportunidade

Projeto Jovens Líderes seleciona estudantes do Ensino Médio

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/06/2018 às 18:55

-Foto: Pixabay

A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) lançou o Projeto Jovens Líderes. A iniciativa vai selecionar 20 alunos do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife.

Os alunos terão uma imersão de três dias, na sede da EIPP, com profissionais de diversas áreas, para fomentar na juventude a vontade de resolver desafios públicos. Eles terão contato com ferramentas inovadoras que podem auxiliá-los a mudar a realidade de suas comunidades. Entre as atividades programadas estão workshops sobre comunicação e liderança, bate-papo com líderes e empreendedores, além de cursos sobre políticas públicas e funcionamento do Estado.

Durante o projeto, que vai de 11 a 13 de julho, os estudantes vão aprender sobre tecnologias, como inteligência artificial, e analisar o uso das redes sociais como instrumento de mobilização social. Eles também irão visitar a Assembleia Legislativa de Pernambuco, simulando debates que construam impacto social.

Com proposta inovadora e foco nas necessidades dos jovens brasileiros, o Projeto Jovens Líderes foi idealizado por universitários de Ciência Política que estagiam na EIPP. Como explica o diretor em exercício da Escola, Vinicius Werneck, o objetivo é apoiar o protagonismo de ambos os grupos de estudantes, desenvolvendo aptidões como liderança e capacidade de gestão.

“Receber estagiários é uma responsabilidade que a EIPP e a Fundaj assumem com os alunos e suas formações. Dessa forma, criamos um Programa de Estágio que, entre outras coisas, garante um crescimento e uma maturidade a esses estudantes. Uma das iniciativas é um programa piloto que permite que os estagiários e as estagiárias concebam e executem um projeto, com mentoria e acompanhamento nosso, com temática de interesse da EIPP. O projeto Jovens Líderes, fruto dessa iniciativa, é inspirador e, certamente, mudará a vida de diversos estudantes pernambucanos.”.

-Foto: Divulgação

Estagiária da Escola de Inovação e Políticas Públicas, Victoria Sonnenberg destaca como o programa pretende apoiar os alunos da rede pública. “A imersão vai proporcionar aos jovens selecionados uma experiência singular na sua construção profissional, oferecendo o contato com profissionais renomados do setor público e privado, além de aulas demonstrativas de ferramentas tecnológicas para resolver problemas do dia a dia. Nosso objetivo é munir esse jovem com o conhecimento necessário para que ele se torne um profissional competente, com olhar crítico e espírito de mudança”, considera.

Inscrição

Para se inscrever, os jovens interessados deverão gravar um vídeo, de até um minuto, respondendo às seguintes perguntas: “Quais os principais problemas você considera que os jovens como você enfrenta em seu bairro ou cidade?” e “Como você faria para resolvê-los?”. Além disso, devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site da EIPP (eipp.fundaj.gov.br), ou diretamente no link bit.ly/jovenslidereseipp, e anexar o vídeo ao final.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. Os nomes dos 20 jovens líderes selecionados será divulgado no dia 28 de junho, no site da Escola de Inovação e Políticas Públicas.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas na Carta aos Jovens Líderes, que contém os objetivos do programa, os detalhes do processo seletivo e o cronograma dos três dias de imersão.

Serviço

Projeto Jovens Líderes EIPP

Inscrições: até 20 de junho

Resultado: 28 de junho

Data do Projeto: 11 a 13 de julho

Local: EIPP - Fundaj (Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE)

Mais informações: eipp.fundaj.gov.br