DEVOÇÃO E FÉ

Tradicional procissão a São Pedro acontece nesta sexta

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 28/06/2018 às 16:35

-Diego Nigro/ JC Imagem

Movidos pela fé e devoção a São Pedro, um dos três santos juninos, pescadores e moradores de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, realizarão nesta sexta-feira (29) a tradicional procissão marítima do santo. O cortejo, que já tem 61 anos de existência, percorrerá as ruas do bairro e depois será acompanhado por mais de 20 barcos no percurso marítimo, em que a estátua do santo é levada para uma passeio no alto-mar. Neste ano, o arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido regerá a missa campal, realizada na beira da praia, dando as bênçãos iniciais da celebração.

“Essa festa é tradicional de Brasília Teimosa. Eu não era nem nascido e essa festa já acontecia. Quem sempre fez foram os pescadores mesmo. A festa acontecia na beira da praia, perto da associação. Os próprios pescadores que contribuiam para festa poder acontecer”, destacou o pescador Gilson Izidio, 58 anos, que se orgulha em participar “desde menino” da procissão. Para ele, nos tempos antigos a festa era melhor, por conta da participação dos pescadores nas atrações da festa que acontecia de noite após a procissão. “Bom mesmo era quando participavam os pescadores que faziam o coco, mas isso já faz pelo menos uns 30 anos desde que aconteceu a última vez”, lembrou.

Para o presidente da Colônia de Pescadores de Brasília Teimosa, Augusto de Lima, 70, mais conhecido como Seu Nena, a procissão sempre foi uma iniciativa independente dos pescadores e isso a fez se perpetuar como um evento da comunidade. “Essa procissão faz parte da cara do povo daqui de Brasília Teimosa. Pertence ao bairro assim como os pescadores aqui da associação. Quando tudo começou eram os pescadores com os barquinhos a vela e hoje em dia estão tudo praticamente com motor”, observou. O presidente também falou com saudosismo dos tempos antigos.“Não tinha um palco, não tinha nada, mas era melhor que hoje. A missa começava na beira da praia, perto da associação, e todo mundo participava. Os próprios pescadores contribuiam com peixes e lagostas. Hoje em dia quem assume é associação”

Marcando o início das celebrações do dia 29 em Brasília Teimosa, no começo da manhã, às 8h, uma missa campal acontece na beira do mar. Sendo regida neste ano pelo arcebispo de Recife e Olinda dom Fernando Saburido. Após o culto, um café da manhã será ofertado para os pescadores e seus familiares na sede da Colônia de Pescadores de Brasília Teimosa, na Rua Marechal Hermes. Às 14h, em frente sede, na praça que leva nome do santo, começará a caminhada com a estátua de São Pedro. O cortejo a pé partirá da capela que fica na sede dos pescadores e seguirá pela avenida Brasília Formosa, passando pela rua Comendador Moraes, rua Dagoberto Pires, rua Arabaiana, até chegar na rua Badejo, onde fica o Iate Clube. De lá a procissão continuará pelo mar, seguida por mais de 20 embarcações, indo até o antigo Farol da Barra e depois retornará ao mesmo ponto de partida.

Festa Profana

Em paralelo ao dia de devoção a São Pedro no bairro, acontece a festa profana. Um palco armado pela Prefeitura do Recife, próximo a Colônia dos Pescadores, trará apresentações culturais e regionais para balançar os devotos a partir das 13h. Bacamarteiros, bandas juninas de forró pé-de-serra, coco de roda, são algumas das atrações escaladas para o último arraial da cidade neste ciclo junino. A festa durará até 1h da manhã e se encerra após a apresentação de Geraldinho Lins, um dos homenageados do São João do Recife.