FALECIMENTO

Morte de Guilherme Uchoa é lamentada por políticos

TV Jornal / Da Editoria de Política
TV Jornal / Da Editoria de Política
Publicado em 03/07/2018 às 18:15

-Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Políticos pernambucanos se solidarizaram com a família do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), de 71 anos, que morreu na madrugada desta terça-feira (3), após um agravamento de um edema pulmonar agudo, seguido de uma parada cardíaca.

O político estava hospitalizado desde o último domingo (1º) no Hospital Português, no bairro do Paissandu, área central do Recife.O velório começou às 10h na Assembleia Legislativa do Estado. Às 15h, o corpo irá sair da Alepe em direção ao cemitério de Igarassu, onde será enterrado.

Políticos lamentaram a morte de Uchoa

Após o anúncio da morte do deputado Guilherme Uchoa, partidos, políticos e autoridades do Estado declararam seus pêsames ao político pernambuco por meio de notas.

"Hoje é um dia triste para todos nós que fazemos a Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. Em seu sexto mandato e há quase 12 anos à frente da Casa, a sua atuação foi marcada principalmente pela forma como defendeu a autonomia do Legislativo. Pernambuco perde um grande quadro. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e compromisso com os pernambucanos. Guilherme é um exemplo de homem público, pai e amigo. Ele pode imprimir uma gestão exitosa na Alepe, buscando a transparência do poder legislativo, melhorando a infraestrutura e ampliando o diálogo do Legislativo com todos os poderes, além de buscar ampliar os canais institucionais de participação popular, dialogando sempre com o povo de Pernambuco. Nossa solidariedade à toda família e amigos", afirmou Bancada de Oposição de Pernambuco, Silvio Costa Filho (PRB), líder da Oposição.

"Faleceu hoje o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, que teve grande influência na política pernambucana nos últimos anos. Era amigo dos amigos e tinha muita fé. Minha solidariedade à família e aos colegas deputados que perdem o seu comandante", escreveu a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB).

"Nesse momento de dor e tristeza pelo falecimento do deputado Guilherme Uchôa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, quero prestar os meus sentimentos e a minha solidariedade aos familiares, parentes e amigos. Desejo a todos muita força nesta hora", escreveu o deputado federal Betinho Gomes (PSDB).

“Pernambuco perde uma grande liderança e a Assembleia Legislativa perde seu incansável defensor. O deputado Guilherme Uchoa teve uma carreira marcada pela capacidade de dialogar, de construir parcerias sólidas e de tirar projetos do papel, tornando-os realidade. Foi um homem de opiniões fortes e de convicções defendidas com transparência e firmeza. Sua partida deixa uma lacuna na política, mas também um legado de trabalho, de valorização do Poder Legislativo e, principalmente, de lealdade aos amigos. Nossos pêsames aos familiares. Que Deus lhes dê conforto e força para superar a dor e seguir adiante”, Álvaro Porto deputado estadual.

"Externamos nossa solidariedade aos familiares e amigos do deputado Guilherme Uchoa. Que encontrem conforto espiritual neste momento difícil. Nossas divergências políticas não nos afastam do espírito humanista e da solidariedade nesta hora", disse Edilson Silva (PSOL).

"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco e amigo Guilherme Uchoa. Homem de carreira notável, Guilherme estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva. Minhas condolências e profundo pesar à família do deputado. Neste momento, é inegável e inquestionável a contribuição de Uchoa ao nosso estado de Pernambuco. Ele dedicou a maior parte de seu tempo à vida pública; e Independentemente das diferenças político-partidárias, o momento agora é de solidariedade e de consternação. A perda de uma pessoa querida dói profundamente e por isso, guardarei a lembrança do nobre amigo de personalidade forte, austero, que tinha um coração enorme e era um homem de palavra, ação cada vez mais rara. O Brasil perde um político que fez história em seu estado; Pernambuco perde uma grande representatividade; meu pai Antônio Mariano e eu perdemos um amigo. Que Deus conforte a sua família", disse Aline Mariano, vereadora do Recife.

“Neste momento do falecimento do deputado estadual Guilherme Uchôa, Presidente da Assembleia Legislativa de PE, registro meu pesar e transmito minha solidariedade a toda família, especialmente a sua esposa e aos seus filhos. As divergências no campo político que tivemos nos últimos anos tornam-se menores nessa hora, quando precisamos nos unir em orações pra que todos encontrem paz”, Jayme Asfora, vereador do Recife.

"Guilherme Uchoa era um político que se destacava na vida pública pelo temperamento agregador, sempre preocupado em facilitar o diálogo entre os Poderes e as Instituições do Estado. Seu espírito conciliador deixará um vazio na política, principalmente neste momento de crise que enfrentamos. Particularmente, sempre tive por Guilherme uma imensa gratidão, por ter meu nome indicado pela Assembleia Legislativa para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas de Pernambuco. Era antes de tudo, um grande amigo. À esposa, filhos, netos e parentes, todo meu pesar e a minha solidariedade", disse o conselheiro Marcos Loreto, presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco.

Prefeitos

"É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), com quem convivemos durante os mandatos como deputado estadual naquela Casa. Com esta perda, Pernambuco perde também uma referência de liderança, um parlamentar no seu sexto mandato e reeleito como presidente, pelo seu trabalho e sua competência reconhecida por todos. Nossos profundos sentimentos à família." - Ângelo Ferreira (PSB), prefeito de Sertânia.

"A Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata lamenta o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, na madrugada desta terça-feira, em decorrência de problemas pulmonares, no Real Hospital Português, no Recife. Sua atuação na esfera pública, como juiz, deputado estadual e presidente do Legislativo de Pernambuco, sempe foi pautada pelos interesses do povo pernambucano, tendo um espírito de conciliação que foi essencial em vários momentos difíceis na vida política de nosso Estado. Estendemos nossos pêsames à família, em especial a dona Eva e os filhos Júnior e Giovana", Bruno Pereira, prefeito de São Lourenço da Mata.

"É com imenso e profundo pesar, que recebo a notícia do falecimento do meu amigo pessoal, Guilherme Uchoa. Além de ser um político com uma bela trajetória, Guilherme sempre se destacou por sua firmeza nas posições em defesa do parlamento e de seus pares. Amigo dos amigos sabia ser duro e cordial ao mesmo tempo. Sem dúvidas nenhuma, Pernambuco perde uma grande personalidade, um grande líder e um dos políticos mais importantes que o Estado já teve. Eu, particularmente, perco um grande amigo. Hipoteco a minha solidariedade a Dra. Eva, ao Guilherme Júnior e Giovana. Que Deus os conforte e os abençoe." - Lula Cabral, prefeito do Cabo de Santo Agostinho.

"Recebi com extremo pesar a notícia do falecimento de Guilherme Uchôa, um bravo homem que dedicou-se integralmente à vida pública, construindo uma trajetória exitosa. Como presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde, como então deputado estadual, tive a honra da sua companhia, pude acompanhar mais de perto a sua natureza de liderança e compromisso, sempre empenhado com o crescimento do nosso estado e a melhoria na vida do povo pernambucano. Guilherme Uchôa sempre será lembrado por sua ética e seriedade, um amigo cordial, que deixa também um legado de inúmeras conquistas. Sua partida provoca agora tristeza e um grande vazio no cenário político, com a perda de um companheiro que deixará saudades. Fica a certeza do dever cumprido. Externo aqui toda a minha solidariedade aos seus familiares, nesse difícil momento de dor", Professor Lupércio, prefeito de Olinda.

Partidos

"É com grande pesar que o PSB de Pernambuco recebe a notícia sobre o falecimento do deputado estadual Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O Estado perde um importante líder político, que durante mais de duas décadas dedicou a vida à atividade pública. Aliado importante e amigo do PSB, Uchoa, como parlamentar e representante maior da Casa Joaquim Nabuco, sempre atuou em defesa de projetos prioritários para a população pernambucana, dando exemplos não só da sua lealdade, mas de responsabilidade com a gestão pública. Juiz aposentado, exerceu ainda o cargo de governador em períodos distintos nos mandatos dos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara. Aos familiares e amigos, desejamos o conforto necessário neste momento de luto e dor", afirmou Sileno Guedes, presidente estadual do PSB-PE.

"O PDT de Pernambuco manifesta o seu profundo pesar pela morte do deputado Guilherme Uchoa, Presidente da Assembléia Legislativa, que durante dezessete anos partilhou conosco de lutas e conquistas partidárias, marcando a sua passagem pela vida pública com destemor e coerência. Pernambuco perde um político, cuja trajetória haverá de se perpetuar na memória dos pernambucanos e nos anais da vida institucional do Estado. Expressamos o sentimento da família pedetista, levando aos familiares a nossa palavra de solidariedade e conforto". - deputado Wolney Queiroz, presidente Estadual do PDT.

"O PSC lamenta profundamente a morte do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. Filiado desde o março, ele trabalhou para fortalecer o nosso partido. Pernambuco perde uma de suas principais referências na política, que atuou para trazer desenvolvimento para o nosso Estado. O PSC solidariza-se com a família de Guilherme Uchoa. Que encontre conforto nesse momento tão difícil", comentou André Ferreira, presidente estadual do PSC.

"Manifesto o meu profundo pesar pela partida precoce do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa. Na vida pública, eu tive a oportunidade de conviver e aprender muito com Guilherme Uchôa durante três mandatos consecutivos. Ressalto a sua coragem e altivez em defesa do Poder Legislativo. Para a política pernambucana fica uma imensa lacuna. Rogo a Deus que conforte à família e o receba na sua infinita misericórdia e nas muitas moradias celestiais que foram preparadas para os seus filhos amados", Sebastião Oliveira, deputado federal e presidente estadual do PR-PE.

História

Nascido em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Guilherme Aristóteles Uchoa Cavalcanti Pessoa de Melo estava há seis mandatos na presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Na presidência da Casa, o deputado foi governador em exercício por pelo menos cinco vezes, durante viagens dos ex-governadores Eduardo Campos, João Lyra Neto e do atual governador Paulo Câmara.

Guilherme era formado pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, e em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. O deputado foi escrivão da Polícia Civil e era aposentado como juiz de Direito. Como magistrado, Uchoa atuou nas comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife.