Operação

Cinco pessoas são presas por receptação de fios de cobre em Olinda

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/07/2018 às 17:15

-Foto: Cortesia/Ray Evllyn/SJDH

Cinco pessoas foram presas em operação coibir furto de energia e receptação de fios de cobre, roubados dos postes de propriedade da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A ação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e do Procon de Pernambuco, teve início nesta terça-feira (17) no Recife e continuou nesta quinta-feira (19) em Olinda, inspecionando ferros-velhos. Na capital pernambucana, outras cinco pessoas foram detidas.

De acordo com o delegado do Varadouro, Vinícius Oliveira, se condenados pelo crime de receptação dolosa qualificada, os três homens e as duas mulheres autuadas poderão pegar até oito anos de prisão. O grupo foi encaminhado às delegacias do Varadouro e de Peixinhos, no mesmo município.

A operação desta quinta-feira iniciou às 6h, e percorreu por oito estabelecimentos nos bairro de Peixinhos, Ouro Preto, Jardim Brasil, Guadalupe e Fragoso, todos na cidade de Olinda. Em um dos locais foram encontrados 14 quilos de fios de cobre. A ação, que iniciou na terça-feira (17), já soma a inspeção em 20 ferros velhos e 10 suspeitos presos. “Até o final deste mês intensificaremos as inspeções com muito rigor para evitar que esses transtornos prejudiquem ainda mais pernambucanos” garante o secretário Pedro Eurico.

“Aqueles que praticam o furto são, em sua maioria, viciados em drogas, que também deverão ser investigados pela polícia. A intenção da operação é bloquear os receptores para quebrar esse ciclo delituoso” acrescenta Eurico.

As buscas iniciaram após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitir um comunicado de que os clientes de empresas de telefonia enviaram inúmeras denúncias, reclamando da prestação dos serviços e que a causa principal é a prática delituosa. Isso porque com o roubo dos fios de cobre, a qualidade do fornecimento de ligações ou internet, cai, já que o material necessário para transmitir o sinal a uma residência ou até mesmo a um bairro inteiro, foi retirado ilegalmente.

Participaram da ação as Polícias Civil e Militar, Delegacia do Consumidor, Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), Corpo de Bombeiros, Celpe e empresas de telefonia atuantes no Estado.

Durante a operação, os técnicos das operadoras de telefonia colaboraram identificando os materiais apreendidos. As fiscalizações seguirão com a atuação de todos os órgãos envolvidos por todo o mês de julho, com o objetivo de coibir a ação criminosa.

Prejuízo para empresas e consumidores

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, declarou que o Governo de Pernambuco não irá mais tolerar esse tipo de conduta. “Esses crimes causam prejuízos não só as empresas, mas principalmente aos consumidores que têm seus serviços interrompidos. O Estado democrático é também o Estado da ordem e esse ou qualquer outro tipo de crime deverá ser punido exemplarmente” completa o gestor.