OPORTUNIDADE

Conheça bolsas de estudos na França com vagas para brasileiros

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/07/2018 às 15:54

-Arte SJCC

Talvez você não saiba, mas a França, além de ser um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, é também uma opção para quem sonha em fazer cursos de pós-graduação no exterior com bolsas de estudos. Existem fundos franceses de financiamento estudantil com vagas para estrangeiros e que tem seleções anuais. Confira abaixo algumas informações sobre pelo menos dois deles; veja como candidatar-se e boa sorte!

Bolsa de estudos Victor Hugo

Este programa oferece uma bolsa de estudos com duração de um ano na Universidade de Franche-Comté, para cursos de mestrado ou doutorado em diversas áreas de conhecimento. O fundo cobre taxas de inscrição, acomodação em residência universitária, refeições e um treinamento intensivo de língua francesa por dois meses no Centro de Linguística Aplicada da própria universidade. O programa é voltado para estudantes latino-americanos e haitianos. Para mais informações sobre os cursos disponíveis e período de inscrições, basta acessar o site da universidade.

Bolsas de estudo do Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da França

O programa é na área de ciências sociais, especificamente em teologia e oferece bolsas financiadas pelo Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da França. Diferente da bolsa Victor Hugo, este não inclui treinamento na língua francesa. Este fundo é administrado pela agência nacional francesa de serviços estudantis e oferece 615 euros por mês para estudantes de mestrado do primeiro ano e 767 euros por mês para estudantes de mestrado e doutorandos do segundo ano. Os candidatos precisam ser fluentes na língua francesa no nível de mestrado e doutorado e as inscrições ocorrem todos os anos no mês de abril, no site do Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus do governo francês.