Zona Oeste

CTTU implanta novos equipamentos de fiscalização eletrônica

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 03/08/2018 às 19:15

-Foto: JC Imagem

Começam a funcionar, na próxima segunda-feira (6), 16 novos equipamentos de fiscalização eletrônica implantados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Os equipamentos estão distribuídos na Faixa Azul da Estrada dos Remédios e no Corredor Leste/Oeste, na Avenida Caxangá, ambos na Zona Oeste do Recife. O início da operação dos aparelhos estava previsto para julho, mas foi adiado devido à necessidade de ajustes técnicos.

Na Estrada dos Remédios, onde a Faixa Azul foi implantada em 2017, serão 12 equipamentos, ao longo de 3,6 quilômetros. Diariamente, a faixa é utilizada por 16 linhas de ônibus, que transportam 62 mil pessoas. Os equipamentos serão conectados entre si, pois apenas os condutores que forem flagrados por duas ou mais câmeras serão multados. Isto acontece para evitar que os motoristas que acessarem a Faixa Azul para fazerem conversões à direita sejam autuados.

Multas

Na Avenida Caxangá, serão quatro equipamentos de fiscalização eletrônica dispostas ao longo do Corredor Leste-Oeste. Os dispositivos irão se juntar às câmeras de videomonitoramento que funcionam desde março nas estações Capibaribe e Engenho Poeta. O corredor atende 84 mil passageiros de BRT todos os dias.

Os motoristas flagrados trafegando em uma faixa exclusiva podem receber multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nas avenidas Mascarenhas de Morais e na Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife, a fiscalização acontece desde 2015. São 25 equipamentos implantados.