Conscientização política

Em debate, alunos do ensino médio aprendem sobre o sistema político

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/09/2018 às 19:55

-Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (20), o Colégio GGE recebeu a jornalista e doutora em Ciências Políticas Priscila Lapa para debater sobre o atual cenário político com mais de 50 estudantes do ensino médio. A especialista fez os adolescentes refletirem sobre a importância do voto e em como contribuir para melhorar o país a partir das eleições deste ano.

"Escolher um presidente nunca é algo trivial. Sempre traz consequências. Agora, mais do que nunca", afirmou a cientista política ao iniciar o debate, realçando o acirramento de ânimos às vésperas do pleito. Para chegar ao contexto atual, a especialista enfatizou a importância do direito ao voto e fez um retrospecto histórico sobre a construção da democracia no país. "Voto não é um presente. Já houve um tempo em que mulheres e outros setores da sociedade não podiam votar", recordou a jornalista.

Segundo Priscila Lapa, atualmente, o Brasil vive uma polarização dos eleitores entre "o que é certo e vai ganhar as eleições e o que é errado e vai perder". De acordo com ela, as redes sociais teriam contribuído nessa divisão desde 2013, quando várias manifestações tomaram o país para questionar entre diversos pontos a corrupção.

A Doutora admitiu que mesmo com o acirramento dos debates, a sociedade tem um forte sentimento de desesperança. Para ela, é fundamental que os eleitores se informem, principalmente, sobre os candidatos que concorrem ao Legislativo, para votar bem e contribuir com uma mudança significativa.

Dentro da temática, os alunos também aprenderam como é feita a "conta" para eleger os ocupantes do Legislativo (sistema proporcional) e do Executivo (sistema majoritário). Assim como compreenderam sobre a influência dos votos brancos e nulos no processo eleitoral.

O debate esclareceu o entendimento dos alunos

"Foi muito boa a explicação sobre o processo do voto. A gente achava que era tudo igual para votar para presidente ou senador e vimos que não é. Vou votar mais esclarecida", avaliou Ana Paula Cruz de 18 anos. "O sistema político é muito complexo. A gente precisa ter esse debate. É preciso saber como tudo funciona. Essa conversa é muito importante", completou, Vitor Guerra.