ELEIÇÃO 2018

Presidente do TRE pede que eleitorado não vote em branco ou nulo

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/10/2018 às 8:46

-Reprodução/TV Jornal

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, na abertura da sessão solene da eleições 2018, neste domingo (7), faz apelo para que os eleitores não deixem de registrar seu voto. De acordo com ele, votos brancos e nulos não ajudam a melhorar o país.

"Todos nós não estamos satisfeitos com o país. Se todos queremos mudar, se nós não tentamos interferir. Essa, já se disse, é a grande arma do cidadão, o voto. Não começa com o voto, mas antes de começar a saber quem são seus candidatos, conhecendo o passado. E não termina com o voto. É preciso saber também a perspectiva e o acompanhamento, saber se o que é prometido é cumprido", afirma.

-Reprodução/TV Jornal

Ele comenta também que, independente do resultado das eleições (que pode haver segundo turno, a ser realizado no dia 28 de outubro), é preciso que eleitores e candidatos respeitem o que foi decidido pela maioria. "É preciso que o eleitor se conscientize que a democracia é a convivência dos desiguais, é muito fácil conviver com os iguais. É preciso respeitar a opinião alheia, não cooptar voto. A tentativa de cooptação de voto é crime". Ele também opinou sobre a polarização desta eleição, muito demarcada desde o início das campanhas, principalmente a nível nacional, para o cargo de presidente. "Terminado o pleito, os candidatos irão se confraternizar e as pessoas criam inimizade na família, nos amigos. Isso não faz sentido".

Expectativas

O presidente também falou sobre as expectativas a votação em Pernambuco, que já foi aberta ao público, às 8h. "A expectativa que tudo aqui em Pernambuco corra da forma mais ordeira possível. Nós estamos trabalhando, servidores do TRE, Polícias Militar, Civil, Federal, MPPE, Ministério Público Federal. Todos estamos preparando essa eleição com muito carinho, muita segurança", pontuou.