EDUCAÇÃO

Recife abre 2 mil vagas para o Projovem

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 25/10/2018 às 18:55

-Foto: Divulgação PCR

Jovens com idades entre 18 e 29 anos e que não cursaram o ensino fundamental têm a chance de concluir essa etapa da educação básica e ainda participar de uma qualificação profissional. Há 2 mil vagas no Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano), promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Ministério da Educação (MEC). As inscrições online estão abertas (clique aqui) e vão durar enquanto houver vaga disponível.

A formação dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além de cursar o ensino fundamental o jovem terá um curso profissionalizante certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para a matrícula é necessário documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

As aulas acontecem em 46 escolas da rede municipal de ensino do Recife. Ao acessar o site para se inscrever, o estudante pode ver as unidades mais próximas de seu endereço e que dispõem de vagas. O atendimento é prioritário para os residentes no entorno das escolas onde as vagas estão sendo pleiteadas.

Entre os cursos profissionalizantes, há opções em três áreas: administração, alimentação e turismo. Em turismo as formações são organização de eventos, ajudante de garçom (cumim), recepcionista de hotel e monitor de turismo local.

Quem optar pelo curso de administração vai receber a qualificação de arquivador, almoxarife, office boy e auxiliar administrativo. Na área de alimentação aprenderá a trabalhar como chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadoria e vendedor ambulante.

Internet

Candidatos que não tenham acesso à internet podem fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de anos finais do ensino fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife.

Em caso de dúvida, os estudantes podem ligar para o telefone 3355-5949. O atendimento é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para [email protected].