Saúde pública

Canal do Arruda acumula lixo e descaso é denunciado pela população

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/11/2018 às 9:40

-Reprodução/TV Jornal

O descarte de lixo de maneira incorreta, além de prejudicar o meio ambiente, contribui para que muitos mosquitos procriem e possam transmitir doenças como a dengue, a zika e a chinkungunya. Exemplo dessa situação precária é o canal do Arruda, na Zona Norte do Recife, que virou depósito de sacolas, garrafas pet, caixas e outros materiais. A situação incomoda a todos que passam no local.

“Cada dia mais piora, quando chove ele enche, só não faz transbordar”, reclama a dona de casa Yasmin Araújo, que mora no local. Assim como ela, outros moradores ficam indignados com a situação, mas nem todos confirmam que a sujeira é provocada por eles. Os moradores afirmam que o lixo vem de Olinda, através da maré.

Confira a reportagem:

Poder público

De acordo com a Prefeitura do Recife, no mês de abril, foi feita uma série de intervenções ao longo do canal do Arruda, como a recomposição das laterais do canal, reforma e implantação de passeios público e substituição da iluminação em LED.

Quanto à sujeira, a Emlurb disse que faz o serviço uma vez por ano e que a última ação foi em Fevereiro, quando foram retiradas mais de 2.400 toneladas de lixo. A data da próxima limpeza não está definida ainda, mas deve acontecer nos próximos meses.