Ensino

20 Minutos deste sábado fala sobre o futuro da educação no país

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 24/11/2018 às 19:45

-Reprodução/TV Jornal

O programa do 20 minutos deste sábado (24) fala sobre o novo rumo da educação no país. Na edição, o cientista político Antonio Lavareda entrevista o educador recifense Mozart Neves. Ele tem formação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também já foi reitor, no seu currículo também pesa o fato de ele já ter presidido vários órgãos federais. Atualmente, é diretor do instituto Ayrton Senna e teve o nome cotado para assumir o Ministério da Educação no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Durante o programa, eles conversam sobre as principais trajetórias do ensino no país, além de falar sobre a atual situação do professor dentro das salas de aula e das universidades e a funcionalidade do fies para jovens que não podem pagar uma universidade privada.

De acordo com um levantamento internacional recente, o Brasil ocupa a última posição em um ranking, entre 35 países, que mede o prestígio do professor, ou seja, a relação do professor com o aluno. A mesma pesquisa ainda indica que a maioria dos professores não indicariam suas profissões para os alunos. Mozart explica que a situação vai além do plano salarial e entra no plano de carreira.

“No inicio da carreira, o salário do professor é 11% menor do que a média de outros profissionais com a mesma titulação. Quando se chega lá pela metade do percurso, esse 11% vai para 43%. A questão salarial é esta, mas existem outros fatores, ligados à própria formação. Infelizmente as nossas universidades não preparam os nossos professores para o chão de escola, para a prática do ambiente escolar. Já o terceiro fator tem muito a ver com a violência”, explica.

Confira o programa completo:

Programação

O programa 20 Minutos vai ao ar neste sábado (24) às 19h20. Também é possível acompanhar a entrevista aqui no site da TV Jornal e através da live no Facebook, com transmissão simultânea. Na Rádio Jornal, o 20 Minutos é transmitido aos domingos, às 11h40.