Abrigo

Pernambuco recebe mais 117 imigrantes venezuelanos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 17/12/2018 às 13:18

-Foto: Governo Federal / Divulgação

Mais 117 imigrantes venezuelanos chegam a Pernambuco na tarde desta segunda-feira (17), vindos da cidade de Boa Vista, em de Roraima. O desembarque está programado para às 13h, na Base Aérea do Recife. Do grupo, 102 serão acolhidos pela Cáritas Brasileira – organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – e 15 pela Ong Aldeias Infantis.

Após o desembarque, os venezuelanos acolhidos pela Cáritas seguirão para a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), para uma atividade de acolhimento, seguido de jantar, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da executiva de Assistência Social.

Depois, eles serão transportados para os 12 imóveis alugados onde ficarão abrigados, nos bairros da Boa Vista, Santo Amaro, Coelhos, Encruzilhada e Torreão. Esse grupo irá atuar em um projeto financiado pela Cáritas, em parceria com o Instituto Humanitas, da Unicap, que funcionará na “Casa de Direitos”, inaugurada na última segunda-feira (10), no bloco E da universidade.

O outro grupo segue para o município de Igarassu, onde ficam localizadas as residências da Ong Aldeias Infantis.

Terceiro grupo

Esta é a terceira vez que Pernambuco recebe venezuelanos, desde que o Governo Federal iniciou, em abril, o processo de interiorização do fluxo migratório desses estrangeiros. Os primeiros 115 imigrantes desembarcaram no Recife no dia 03 de julho, vindos de Boa Vista (RR). Setenta seguiram para o município de Igarassu, onde foram acolhidos nas Aldeias Infantis, e 45 tiveram como destino a cidade de João Pessoa (PB), para abrigamento pela Pastoral do Migrante daquele Estado. Em 18 de setembro, chegaram mais 30 refugiados, que também ficaram nas Aldeias Infantis.