Aids

Pesquisa aponta a Aids como maior causa de morte entre DSTs

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/12/2018 às 20:55

-Arquivo / Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgou que, só no Brasil, 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV, em 2015. Além disso, foi registrado um aumento de 18,5% no caso de pessoas que vivem com a doença em apenas cinco anos no país.

De acordo com o clínico Rui Eduardo, o principal método para prevenir essas doenças é na orientação. “Para evitar essas doenças, o melhor caminho é a orientação do jovem e das pessoas, em geral, a respeito das formas de transmissão. No caso das doenças virais a vacinação é importantíssima, exceto a Aids que ainda não se conseguiu uma vacina para prevenir”, destacou.

Formas de contágios

Sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral;

De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;

Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;

Transfusão de sangue contaminado com o HIV;

Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Sintomas

Os primeiros sintomas da doença podem ser tão leves que frequentemente são confundidos com um mal-estar passageiro. Mesmo quando se manifestam com mais intensidade, podem ser interpretados como os sintomas de uma virose. Por isso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção. Os sintomas mais comuns são: febre constante, manchas na pele, calafrios, diarreia constante e perda de peso.

Formas de proteção

Usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo.