Educação municipal

Prefeitura do Recife reabre sistema de matrículas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/12/2018 às 20:55

-Andrea Rego Barros / PCR

A Prefeitura do Recife abre, nesta quarta-feira (26) a partir das 8h, a segunda etapa das matrículas online para vagas da rede municipal de ensino no ano letivo de 2019. Das 21.673 ofertadas na primeira etapa do preenchimento, há cerca de oito mil vagas disponíveis. Os novatos que desejem ingressar nas escolas, creches e creches-escolas podem reservar vagas através do endereço eletrônico www.recife.pe.gov.br/matriculaonline pelo computador, tablet ou celular. A segunda etapa da matrícula fica aberta até 23h59 do dia 28 de dezembro.

A rede de ensino municipal do Recife conta com pouco mais de 90 mil estudantes e, destes, mais de 70 mil já haviam renovado suas matrículas para o próximo ano. As vagas contemplam turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar e, a partir daí, o sistema mostra as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Quando a vaga for para crianças de 0 a 5 anos, entretanto, o próprio sistema direciona o ano de ensino devido à data de corte exigida pelo Governo Federal. O atendimento é prioritário para os residentes no entorno das unidades de ensino onde as vagas estão sendo pleiteadas.

Após a reserva

Ao confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola ou creche para levar os documentos e confirmar a matrícula, no período de 2 e 4 de janeiro de 2019. Na ocasião, será preciso levar o comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva), cópias de certidão de nascimento (ou casamento), carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência e duas fotos 3 X4.

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para [email protected]. br.

Matrícula em balcão acontecerá em janeiro – caso haja vagas disponíveis após a segunda etapa de matrículas, novas matrículas poderão ser feitas diretamente no balcão das escolas entre os dias 7 e 18 de janeiro.

-Reprodução/TV Jornal