Natal

Detentos do Cotel participam de missa com Dom Fernando Saburido

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 24/12/2018 às 14:50

-Fotos: Ray Evllyn/SJDH

Os reeducandos do Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, participaram da Santa Missa de Natal, na tarde da última sexta-feira (21). Com o objetivo de receber a palavra de fé e lembrar o nascimento de Jesus Cristo, os detentos ouviram as palavras do arcebispo Dom Fernando Saburido, no pátio interno do estabelecimento prisional vinculado à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). O evento fez parte da programação de Natal da Arquidiocese de Olinda e Recife.

O momento ecumênico contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre detentos, agentes penitenciários, membros da Pastoral Carcerária e os secretários-executivos de Ressocialização e Direitos Humanos, Cícero Rodrigues e Eduardo Figueiredo, respectivamente. “É uma celebração muito especial, pois entendemos que essa situação de cárcere muitas vezes é fruto de uma desigualdade social que precisamos combater. O Natal é a encarnação do verbo divino e vem nos ensinar o caminho da vida. Desejamos que esses detentos passem a valorizar mais a vida e a liberdade”, afirmou Dom Fernando. Os participantes entoaram louvores e fizeram a leitura da bíblia.

Cumprindo pena há três anos, o reeducando Djalma Cândido participa de atividades religiosas na unidade prisional. “Desde que estou preso, tento me aproximar de Deus. O confinamento nos faz refletir sobre nossos atos, nossas falhas. Eu já tinha fé, mas aqui dentro ela se renova ainda mais”, relatou o privado de liberdade.

A ação religiosa, em conjunto com a educação e a família, é imprescindível no processo de reintegração do detento à sociedade, na opinião do secretário Cícero Rodrigues. “É um momento de reflexão e renovação. O encontro com a religião é importante no processo de ressocialização, pois resgata a esperança de que eles podem mudar de vida e é isso que queremos, devolvê-los à sociedade reintegrados”, destacou o gestor.

Outras unidades

A programação da Arquidiocese de Olinda e Recife contemplou ainda missas de Natal celebradas nesta semana nos presídios Frei Damião de Bozzano e Juiz Antônio Luiz Lins De Barros, no Complexo do Curado, além das colônias penais Femininas de Recife e de Abreu e Lima, e as penitenciárias Agroindustrial São João, Professor Barreto Campelo e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, essas três em Itamaracá. Já o Baile do Menino será interpretado pelas reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) na próxima semana.

-Fotos: Ray Evllyn/SJDH

Interior

A programação natalina também aconteceu nas unidades prisionais do interior do Estado, algumas viabilizadas pela própria gerência como em Petrolina, na Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG). Houve a missa, nessa sexta-feira (21), com a celebração do padre Cícero Diego Monteiro, e, nesse domingo (23), os visitantes foram recebidos em clima de Natal.

A celebração religiosa do Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA) contou com culto, missa e a visita do Papai Noel. Participaram do evento os detentos e seus filhos, que receberam presentes. Missas também foram celebradas para os detentos do Presídio de Salgueiro (PSAL) e Penitenciária de Tacaimbó (PTAC). Já na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste, na próxima quarta-feira (26) haverá um culto evangélico ministrado pelos líderes religiosos da Igreja Batista de Ventura.