Saúde animal

Veterinária fala da importância da alimentação saudável para os pets

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/01/2019 às 11:11

-Pixabay

Um evento de cross fit voltado para cães e gatos no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, reúne pets e seus tutores na manhã deste sábado (26) para um dia de orientações sobre a saúde dos bichinhos. O grande foco é estimular a prática de exercícios e informar sobre a importância da alimentação saudável para os pets.

De acordo com a veterinária Albenise Miranda, as rações, segundo a orientação da raça de cada bichinho, devem ser os alimentos prioritários, mas os donos também podem oferecer outros alimentos.

"O ideal realmente é que a gente estabeleça uma relação com a alimentação à base de ração, porém existem outros subterfúgios que podemos utilizar para adicionar a essa alimentação do animal. Pode ser frutas, como um lanche, alguns legumes feitos no vapor, e alguns petiscos mais naturais possíveis, para não alterar tanto a quantidade de proteína necessária do animal por dia", disse a especialista.

Ainda segundo ela, existem alimentos que não podem ser oferecidos de jeito nenhum para os animais. "Os mais críticos são o chocolate, o alho e a cebola. Tudo que é à base de chocolate é altamente tóxico pros cães e pros gatos também. Porém pouquíssima gente sabe que esses temperos, como o alho e a cebola, são tóxicos também a longo prazo. Eles podem desenvolver até sintomas muito próximos, por exemplo, de um envenenamento."

Atividades físicas

Os exercícios são bastante recomendados, mas os tutores precisam respeitar os limites do seu pet, já que cada bichinho tem um ritmo diferente. "Isso varia de acordo com a disposição do animal. Existem algumas raças que a gente já sabe que tem bem mais energia e precisam gastá-la. Então, nesse sentido, temos os agilities, que são exercícios feitos especificamente para desenvolver o gasto dessa energia e a diminuição da ansiedade, e há exercícios que podem ser feitos para um cão idoso ou obeso, que precisa perder peso. Tudo a medida da necessidade dele."